O mandato do presidente Lula chega à terceira comemoração do Dia do Trabalhador com uma série de projetos e políticas públicas voltadas para aqueles e aquelas que diariamente lutam para melhorar o Brasil e ter uma vida digna. E dignidade é a palavra-chave, de acordo com os senadores do PT, para as ações implementadas pela atual gestão voltadas aos trabalhadores e trabalhadoras que celebram nesta quinta-feira (1º/5), mais um Dia do Trabalhador.

Não à toa, desde janeiro de 2023, o Brasil tem alcançado níveis recordes de emprego com carteira assinada, baixos índices de desemprego, aumento da renda média dos trabalhadores. Exemplo disso é a taxa de desemprego alcançada no trimestre encerrado em março de 2025. O índice registrado de 7% representa a menor taxa já registrada para este período desde o início da série histórica da PNAD Contínua.

Além disso, o Governo Lula apresentou recentemente projetos que buscam melhorar ainda mais a qualidade de vida de milhões de brasileiros, como: a isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil e o empréstimo consignado para os trabalhadores da iniciativa privada, que já está em vigor.

O líder do PT no Senado, Rogério Carvalho (SE), lembra que o presidente Lula sempre foi um grande aliado das trabalhadoras e trabalhadores brasileiros. E essa sensibilidade social, segundo ele, se reflete nas ações do governo. Um exemplo é a retomada da política de valorização real do salário mínimo, que garante ganhos acima da inflação, além da retomada do poder de compra das famílias.

“Com sua capacidade única de governar com o povo e para o povo, o presidente Lula também impulsionou a renegociação de dívidas, reabriu a mesa de negociação com servidores públicos, fortaleceu o Bolsa Família e investiu na qualificação profissional com a expansão do Pronatec. Porque este é um governo que promove justiça social, constrói oportunidades e valoriza quem constrói o Brasil de verdade: o povo trabalhador”, destacou o senador.

“Por essas e muitas outras razões, seguimos firmes e confiantes de que, sob a liderança de Lula, vamos continuar ampliando conquistas, recuperando direitos e construindo um país mais justo, mais digno e mais humano para todos e todas”, completou Rogério Carvalho.

Lula recebe pauta das centrais por um Brasil mais justo na semana do 1º de Maio

O senador Paulo Paim (PT-RS) também ressaltou a importância da retomada da política de valorização do salário mínimo. Para ele, esse foi um passo significativo na melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e trabalhadoras, que se confirma nos índices econômicos e de qualidade de vida.

“Essa medida impacta positivamente não apenas o poder de compra, mas também os benefícios sociais atrelados ao salário mínimo. Ele é um poderoso instrumento de combate às desigualdades, de distribuição de renda e de melhoria nas condições de vida da população. Estou convicto de que estamos no caminho certo”, destacou Paim. “É evidente que, apesar dos avanços alcançados, ainda há muito a ser feito. É nosso dever seguir trabalhando para honrar essa dívida e construir um país mais justo e inclusivo”, completou o senador.

Conheça os programas do Governo Lula voltados aos trabalhadores

Após anos de descaso, governo volta a respeitar os trabalhadores

Para o líder do Governo Lula no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), os trabalhadores e trabalhadoras celebram este Dia do Trabalhador com a certeza de que o Brasil voltou a olhar com respeito e compromisso para sua classe trabalhadora.

“Desde o início do seu terceiro mandato, o presidente Lula tem reafirmado que trabalho deve ser sinônimo de valorização, e não de sacrifício. Neste Dia do Trabalho, celebramos conquistas concretas. Não há retrocesso nem congelamento: há reconstrução, valorização e esperança. O Brasil dá a volta por cima com o esforço de quem se levanta cedo, trabalha duro e acredita num futuro melhor — e é ao lado dessa gente brasileira que o Governo Lula seguirá caminhando”, afirmou Jaques Wagner.

Humberto: “Vivemos um processo de redução significativa do desemprego”

A senadora Augusta Brito (PT-CE) lembrou a diferença de tratamento dado aos trabalhadores no Governo Lula em relação ao governo anterior quando, até mesmo, a política de valorização do salário mínimo foi abandonada.

“Após um período em que os trabalhadores tinham pouco para comemorar, podemos mais uma vez fazer do 1º de Maio um dia em que as lutas por melhores condições de trabalho e direitos não são uma bandeira apenas dos trabalhadores. Nos últimos dois anos a economia voltou a crescer, o desemprego caiu e o salário mínimo passou a ter reajustes reais. Vamos aprovar ainda este ano a proposta do governo de isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil. É graças a essas e outras medidas que podemos sim comemorar este 1º de Maio”, enfatizou a senadora Augusta Brito.

O 1º de Maio, lembra a senadora Teresa Leitão (PT-PE), representa um marco na luta histórica das trabalhadoras e dos trabalhadores por direitos e dignidade. E, com o terceiro mandato de presidente Lula, vivemos mais um momento em que buscamos avançar em pautas que jamais teriam apoio de outros governos.

“As agendas pela redução da jornada 6 por 1 e pela isenção do imposto de renda para quem ganha até cinco mil reais estão na centralidade do movimento sindical, do Legislativo e do Governo Lula. Queremos valorizar o trabalhador e construir um país mais justo para todos”, afirmou Teresa Leitão.

Paim propõe jornada de 36 horas: “Todos ganham. Trabalhadores, empresários e o Brasil”

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 30/04/2025