Governo Lula reafirma compromisso com a integridade territorial da Venezuela, ao lado de México e Colômbia

Os ministros das Relações Exteriores do Brasil, da Colômbia e do México, em virtude de suas respectivas missões, se reuniram virtualmente na quinta-feira (7), para discutir a situação atual na Venezuela.

Consideram essencial que o Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE) apresente os resultados das eleições presidenciais de 28 de julho de 2024, desagregados por mesa de votação. Notando a ação em curso perante o Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela (TSJ) sobre o processo eleitoral, partem do pressuposto de que o CNE é o órgão responsável, por mandato legal, pela divulgação transparente dos resultados eleitorais.

Reafirmam a conveniência de permitir a verificação imparcial dos resultados, respeitando o princípio fundamental da soberania popular. Além disso, reiteram o apelo aos atores políticos e sociais do país para que exerçam a máxima cautela e moderação em manifestações e eventos públicos e às forças de segurança do país para que garantam o pleno exercício desse direito democrático dentro dos limites da lei. O respeito aos Direitos Humanos deve prevalecer em qualquer circunstância.

Expressando novamente seu respeito à soberania e vontade do povo venezuelano, anunciam que continuarão a manter conversas de alto nível e enfatizam sua convicção e confiança de que as soluções da situação atual devem surgir da Venezuela. Nesse sentido, reiteram sua disposição de apoiar os esforços de diálogo e busca de entendimentos que contribuam à estabilidade política e à democracia no país.

Artigo Anterior

O que significa ser defensor da igualdade e da justiça social no século XXI

Próximo Artigo

Peru aprovou lei que estabelece prazo de prescrição para crimes contra a humanidade cometidos antes de 2002

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!