O Ministério da Saúde (MS) e o Ministério da Educação (MEC) anunciaram um mutirão inédito de atendimentos, neste sábado (5), em todo o país, a partir de 9h. O objetivo do governo Lula é reduzir o tempo de espera na rede pública de saúde, conforme prometido pelo presidente. Simultaneamente, todos os 45 Hospitais Universitários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) – entidade vinculada ao MEC – oferecerão serviços à população.
O governo está chamando esse mutirão de “Dia E”, que faz parte do projeto Ebserh em Ação 2025 e do programa Agora Tem Especialistas. No sábado, serão mais de 7,8 mil atendimentos, 1 mil cirurgias eletivas, 1,2 mil consultas e 5,6 mil exames nas especialidades cardiologia, oftalmologia, oncologia, ortopedia e saúde da mulher.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, foi às redes sociais para esclarecer que nunca uma ação desse tipo foi feita no Brasil. De acordo com o chefe do MS, o “Dia E” vai chegar a todas as regiões do país. “Dia 5/7 é o ‘Dia E’ do Agora Tem Especialistas levando atendimento no tempo certo”, comemorou Padilha, no X.
“Pela primeira vez na história, todos os 45 Hospitais Universitários Federais da Ebserh realizarão mutirões de cirurgias, exames e consultas simultaneamente em todas as regiões do país”, publicou.
INÉDITO: Pela primeira vez na HISTÓRIA todos os 45 Hospitais Universitários Federais da @Ebserh_Gov realizarão MUTIRÕES de CIRURGIAS, EXAMES e CONSULTAS SIMULTANEAMENTE em TODAS as regiões do país. Dia 5/07 é o DIA E do AGORA TEM ESPECIALISTAS levando atendimento no tempo certo! pic.twitter.com/ip2QUrV5Bk
— Alexandre Padilha (@padilhando) July 2, 2025
O ministro da Educação, Camilo Santana, elogiou a parceria com o MS. Também no X, Camilo disse que o Sistema Único de Saúde (SUS) ficará encarregado do atendimento digno e humanizado à população.
“O MEC integra os esforços do governo do presidente Lula para reduzir o tempo de espera por atendimento em saúde. Neste sábado, dia 5, todos os 45 Hospitais Universitários Federais estarão em mutirão, com mais de 7,8 mil atendimentos e mais de 1 mil cirurgias, a partir das 9h da manhã, por meio do SUS, em todo o país”, convocou o ministro.
O MEC integra os esforços do governo do presidente @LulaOficial para reduzir o tempo de espera por atendimento em Saúde! Neste sábado, dia 5, todos os 45 Hospitais Universitários federais estarão em mutirão com mais de 7.800 atendimentos e mais de 1.000 cirurgias a partir das 9h…
— Camilo Santana (@CamiloSantanaCE) July 2, 2025
Tanto Camilo quanto Padilha estarão presentes no mutirão, contribuindo para mobilizar a rede de profissionais da saúde nos Hospitais Universitários.
Mutirões ao longo de 2025
O ministro da Educação também antecipou que a iniciativa dos mutirões e a parceria com o MS devem se estender ao longo de 2025, de modo a atingir a meta estipulada pelo governo federal. “Vamos seguir com esse esforço coletivo. Com essa iniciativa, conseguimos aumentar o número de atendimentos em 17%, de março para cá”, contabilizou Camilo.
Leia também – Mais Médicos leva 3.173 novos profissionais para regiões vulneráveis em todo o Brasil
“E temos uma meta ousada que é a de ampliar para 40% até o final do ano, garantindo atendimento mais humanizado, digno, cuidando dos pacientes e reduzindo o tempo de espera. Essa medida reforça o papel dos Hospitais Universitários de serem reconhecidos como 100% do SUS”, completou o petista.
Para participar do “Dia E”, o paciente precisa já estar em atendimento nos Hospitais Universitários ou ser encaminhado pela central de regulação municipal ou estadual. Neste ano, por meio da Ebserh, o governo Lula promoveu 166 mutirões em todo o país.
Da Redação, com informações da Secom