O ministro Sidônio Palmeira encomendou às agências encarregadas da comunicação do governo uma campanha de esclarecimento sobre as novas regras de monitoramento da Receita de transações por Pix.
Na terça-feira (13), um dia antes da posse de Sidônio, a Secom solicitou às agências a apresentação de uma estratégia de comunicação digital para combate à desinformação sobre a falsa taxação do sistema de pagamento.
O briefing enviado foi sucinto: informar que não haverá taxação de operações via Pix. O prazo para entrega das peças foi de menos de 24 horas, encerrando-se ao meio-dia desta terça-feira (14), data da posse de Sidônio.
ESTRAGO JÁ ESTÁ FEITO
Petistas e aliados do governo Lula (PT) avaliaram que o Planalto desconsiderou a realidade brasileira —ou o famoso “jeitinho” — ao anunciar mudanças nas regras do Pix.
A Receita Federal ampliou o serviço de monitoramento das transações financeiras, sem criar taxas. Agora, a resolução coloca operadoras de cartões de crédito e plataformas de pagamento, como bancos digitais, com a obrigação de reportar informações financeiras de transferências acima de R$ 5.000 para pessoas físicas.
A ideia é que fica é do aumento da arrecadação com a diminuição da sonegação e tem causado alvoroço, mesmo que a Receita informe que o objetivo seja combater fraudes. A avaliação de aliados do governo é que, mesmo que estejam fora das regras, as pessoas contam com esse dinheiro —em uma renda muitas vezes apertada— para pagar as contas. Além disso, lembram a máxima de que quanto mais taxa, mais reclamação.
A medida também foi alvo de fake news. Após o anúncio, começaram a se proliferar nas redes sociais correntes que diziam, erroneamente, que as transações por Pix passariam a ser taxadas, em uma espécie de CPMF moderna, o que não vai acontecer.
Petistas argumentam que não houve avaliação do impacto político da medida. Embora ela siga a legislação e seja economicamente interessante para a arrecadação, apoiadores refletem sobre a irritação no “pequeno sonegador”.
Um vídeo publicado pelo deputado bolsonarista Nikolas Ferreira (PL) já acumula 120 milhões de visualizações apenas no Instagram, sem contabilizar as outras redes como TikTok, Facebook e Twitter.
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