Diante do desgaste do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com os evangélicos, mais um ministro foi designado para tentar uma reaproximação com esse segmento da população. O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, iniciará na sexta-feira (21) uma ofensiva para abrir um canal de diálogo com os evangélicos, conforme informações do Globo.
O movimento acontece em um contexto de crescente hostilidade das lideranças religiosas no Congresso em relação ao governo. A tensão aumentou após a bancada evangélica perder força no debate de projetos da pauta de costumes, algo inédito na atual Legislatura.
Deputados ligados a denominações religiosas, geralmente influentes em correntes e partidos de centro, destacaram-se na última semana com críticas ao PL do Estupro, de autoria do bolsonarista Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), que equipara o aborto ao homicídio.
Para enfrentar essa situação, Silvio Almeida, em alinhamento com o Planalto, se unirá a Jorge Messias (Advocacia-Geral da União) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral) na tentativa de criar pontes.
Vale destacar que Macêdo tem recebido pastores, assim como Messias, que nos últimos dois anos representou o governo na Marcha para Jesus de São Paulo. O ministro da AGU é evangélico da Igreja Batista.
“Estou dialogando com organizações católicas, com evangélicos. Recebo pastores e padres, e (Alexandre) Padilha (ministro das Relações Institucionais) tem dialogado com a bancada evangélica. (Jorge) Messias (advogado-geral da União) tem conversado com lideranças”, disse Macêdo.
Além disso, o ministro dos Direitos Humanos fará uma palestra na Igreja Batista de Água Branca, em São Paulo. Segundo aliados, essa será a primeira de uma série de visitas a templos.
A avaliação na pasta é que as igrejas evangélicas podem contribuir significativamente para a implementação de pautas ligadas aos direitos humanos, devido à sua atuação em bairros periféricos das grandes cidades.
Interlocutores afirmam ainda que o ministro pretende, durante essas visitas, colocar sua pasta à disposição e entender as principais demandas dos líderes religiosos.
Na visita à Igreja Batista de Água Branca, Silvio participará do evento Conversas Pastorais, onde ministrará uma palestra sobre “A igreja e a agenda nacional de direitos humanos”. A denominação é considerada progressista.
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link