O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, destacou que de janeiro as julho deste ano 3,5 milhões de pessoas saíram da pobreza, a maioria deixou o programa Bolsa Família.

“A classe média está crescendo e boa parte é o público do Bolsa Família que está ascendendo”, disse o ministro em entrevista nesta terça-feira (22) ao programa Bom Dia, Ministro, transmitido pelo Canal Gov, da Empresa Brasil de Comunicação.

O aumento da renda das famílias brasileiras permitiu que quase um milhão de pessoas deixassem o Bolsa Família no mês de julho.

“Um dos nossos programas que tem dado muito resultado é o Programa Acredita no Primeiro Passo, que favorece a geração de renda por meio do emprego, do empreendedorismo e da capacitação”, destaca Dias.

Leia mais: 6 milhões saem da extrema pobreza no Brasil em dois anos, diz FGV

O programa oferece cursos profissionalizantes, apoio para quem busca emprego e oportunidades para quem quer abrir seu próprio negócio, incluindo acesso a microcrédito com juros baixos e orientação especializada.

De acordo com a pasta, podem participar pessoas entre 16 e 65 anos que tenham seus dados atualizados no CadÚnico.

“O programa dá atenção especial a mulheres, jovens, pessoas com deficiência, comunidades negras e populações tradicionais, como ribeirinhos e quilombolas, que muitas vezes enfrentam mais dificuldades para conseguir oportunidades”, diz nota da pasta.

Combate à Fome 

Na entrevista, Wellignton também destacou os avanços no combate à fome com a implementação de um conjunto de ações e políticas públicas, entre as quais o Plano Brasil Sem Fome.

O ministro vai apresenta dados na próxima semana, durante a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em evento na Etiópia, apontando que o país está próximo para erradicar a fome.

“Recebemos o Brasil, em 2022, com 33,1 milhões de pessoas passando fome. Já reduzimos esse número em 24,4 milhões. Isso significa que 85% das pessoas em insegurança alimentar severa saíram dessa condição. É uma conquista importante”, disse.

“Nosso objetivo é que, até julho de 2026, o país esteja formalmente fora do Mapa da Fome. Se conseguirmos, será um recorde: sair da fome em apenas três anos, contra os 11 que levamos da última vez”, completa.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 22/07/2025