O Governo Lula anunciou nesta semana o Crédito do Trabalhador, uma nova linha de crédito consignado com juros reduzidos para trabalhadores formais, domésticos, rurais e microempreendedores individuais (MEIs). A medida, que já está em vigor, foi elogiada por parlamentares petistas durante sessão na Câmara dos Deputados, nessa quinta-feira (13/3).

Saiba mais: Crédito barato: consignado privado estará disponível a partir do dia 21 deste mês

A deputada federal Ana Paula Lima (PT-SC) destacou a importância da iniciativa: “O Presidente Lula não mede esforços para fazer políticas públicas em favor do povo brasileiro, principalmente o trabalhador. O Crédito do Trabalhador trará juros mais baixos e o fim do superendividamento, tirando as pessoas das mãos de agiotas e bancos que cobram juros abusivos”. Ana Paula também ressaltou impactos positivos do programa que deve beneficiar cerca de 19 milhões de trabalhadores no País, movimentando mais de R$ 120 bilhões nos próximos anos.

“O Brasil está bem, a nossa economia está bem, diferentemente do que a gente viveu no Governo do Bolsonaro, em que o desemprego era grande, a fila de desempregados era enorme e o Brasil não crescia. Em apenas 2 anos do governo federal, nós fizemos políticas públicas tanto para os trabalhadores quanto para o setor de serviços, para a nossa indústria e para o nosso comércio. Dessa forma, nós garantimos que o País esteja crescendo, esteja exportando bastante e esteja vivendo um outro momento, em que a dignidade do nosso povo está sendo resgatada, porque a dignidade também é colocada com referência ao trabalho. É isso que o povo brasileiro necessita e quer, para que ele volte para suas casas para poder cuidar da sua família”, comemorou a petista.

Mais recursos na economia

Em tom de celebração, o deputado federal Merlong Solano (PT-PI) avaliou o Crédito do Trabalhador como grande avanço. “Com taxas de juros próximas a 1,7% ao mês, o programa vai colocar mais recursos na economia e ajudar milhões de brasileiros a saírem do endividamento.”

Diante do impacto positivo da iniciativa, o deputado federal Bohn Gass (PT-RS) pontuou: “O Lula é o melhor presidente para o País e para os trabalhadores. Enquanto um aposentado paga 21% ao ano em um consignado, o trabalhador da iniciativa privada chega a pagar mais de 100%. Agora, com essa medida, 47 milhões de brasileiros terão acesso a crédito justo.”

Carteira Digital

Sobre a nova linha de crédito consignado o deputado federal Rogério Correia (PT-MG) ressaltou. “Isso chega a um contingente de 47 milhões de pessoas que via aplicativo digital da carteira de trabalho poderá ter acesso a esse benefício. É exatamente o povo brasileiro que muitas vezes se endivida e, neste programa, poderá fazer opção pelo Crédito do Trabalhador, diminuindo sua dívida. A margem é de 35% do salário do trabalhador e tem a garantia do FGTS, que ele poderá usar, inclusive, caso haja desemprego”, salientou.

Ana Paula também explicou que todos os trabalhadores com carteira assinada poderão acessar o crédito. Isso inclui empregados domésticos, trabalhadores rurais e microempreendedores individuais que poderão acessar por meio da carteira de trabalho digital, com garantia atrelada ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

Entre as principais vantagens do Crédito do Trabalhador estão os juros mais baixos do que os juros dos empréstimos tradicionais; a portabilidade, para que o trabalhador escolha a menor taxa de juro; a solicitação simples para esse empréstimo consignado, direto no aplicativo da carteira de trabalho digital. O dinheiro será liberado em 24 horas, a partir do momento em que o trabalhador e a trabalhadora queiram acessar esse recurso. O desconto das parcelas vem direto na sua folha de pagamento ou no e-Social.

Saque-aniversário

Foram anunciados ainda R$ 12 bilhões do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para o saque-aniversário, a notícia também foi motivo de comemoração por parlamentares petistas que destacaram o compromisso do Governo Lula com a redução das desigualdades e geração de empregos.

Os deputados exaltaram os números positivos do mercado de trabalho. Em janeiro, o Brasil registrou a criação de 137 mil novos empregos formais, com destaque para os setores de indústria, serviços e construção civil. “Essas políticas públicas do governo federal têm um desempenho muito positivo na nossa economia, na nossa indústria, no nosso comércio, porque é o reflexo direto das políticas de incentivo adotadas pelo governo federal”, concluiu Ana Paula.

 

Elisa Alexandre

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 14/03/2025