O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos divulgou, na tarde desta quarta-feira 24, a ocorrência de um “incidente de segurança cibernética” que afetou o Sistema Eletrônico de Informações desde a terça-feira.
A plataforma é responsável pelo andamento eletrônico de processos administrativos de nove ministérios e de dois outros órgãos.
A pasta acionou a Polícia Federal e a Agência Brasileira de Inteligência, que investigarão a possibilidade de um ataque hacker.
O SEI, desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, é uma ferramenta de gestão de documentos e processos eletrônicos. Ela integra o Processo Eletrônico Nacional, uma iniciativa de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública.
A princípio, os ministérios atingidos são: Gestão; Fazenda; Povos Indígenas; Planejamento; Desenvolvimento, Indústria e Comércio; Empreendedorismo; Previdência Social; Igualdade Racial; e Mulheres. Os dois órgãos impactados são a Casa da Moeda Brasileira e o Conselho de Controle de Atividades Financeiras.