
O governo brasileiro lamentou nesta terça-feira (13) a morte do ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, aos 89 anos, em Montevidéu. Em nota oficial, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) exaltou a trajetória do líder uruguaio, considerado um “grande amigo do Brasil” e “um dos mais importantes humanistas de nossa época”.
Segundo o Itamaraty, Mujica teve papel central na integração da América do Sul e da América Latina, sendo um dos principais defensores do Mercosul, da Unasul e da Celac. “Seu compromisso com a construção de uma ordem internacional mais justa, democrática e solidária constitui exemplo para todos e todas”, diz o comunicado.
A morte foi confirmada pelo atual presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, que prestou homenagem ao ex-mandatário nas redes sociais. “Presidente, ativista, referência e líder. Sentiremos muita falta de você, querido velho. Obrigado por tudo o que você nos deu e pelo seu profundo amor pelo seu povo”, escreveu Orsi.
Con profundo dolor comunicamos que falleció nuestro compañero Pepe Mujica. Presidente, militante, referente y conductor. Te vamos a extrañar mucho Viejo querido. Gracias por todo lo que nos diste y por tu profundo amor por tu pueblo.
— Yamandú Orsi (@OrsiYamandu) May 13, 2025
Em dezembro de 2023, durante visita a Montevidéu, o presidente Lula condecorou Mujica com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta honraria brasileira destinada a estrangeiros. Na ocasião, ele o classificou como “a pessoa mais extraordinária” entre os presidentes com quem conviveu.
É uma emoção poder condecorar o grande companheiro Pepe Mujica com a maior honraria brasileira, a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, por sua incansável luta pelo melhor da América Latina e do mundo. Um exemplo para todos nós. pic.twitter.com/s8FJLBU981
— Lula (@LulaOficial) December 5, 2024
O Itamaraty ressaltou que o legado de Mujica seguirá vivo como inspiração para todos que acreditam na integração regional e na construção de um mundo mais justo.
“O legado de ‘Pepe’ Mujica permanecerá, guiando todas e todos aqueles que genuinamente acreditam na integração de nossa região como caminho incontornável para o desenvolvimento e na nossa capacidade de construir um mundo melhor para as futuras gerações”, diz a nota.
O governo brasileiro também manifestou solidariedade à viúva Lucía Topolansky, aos familiares de Mujica e ao povo uruguaio.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line