O governo federal anunciou, nesta terça-feira 25, que irá liberar cem milhões de reais para ações de combate aos incêndios no Pantanal, bioma que está em situação de emergência.
De acordo com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, os recursos serão para salvar “a maior planície alagável do mundo”.
Diante do aumento dos focos de incêndio no Pantanal, o governo acionou nesta segunda-feira 24 a sala de situação para definir medidas urgentes para controle do fogo na região.
Além da liberação de recursos, foi definido o envio de brigadistas e de agentes da Força Nacional para as ações de combate e a visita de uma comitiva ministerial.
O combate aos incêndios no Pantanal terá o reforço de mais 50 brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e 60 agentes da Força Nacional.
A expectativa é que na sexta-feira 28 as ministras do Meio Ambiente, Marina Silva, Simone Tebet e o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, visitem Corumbá (MS), cidade com maior concentração dos incêndios.
Atualmente, a operação no território conta com a atuação de 175 brigadistas do Ibama, 40 do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e 53 combatentes da Marinha. Eles agem em conjunto com polícias e bombeiros locais.
(Com informações da Agência Brasil).