O ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o governo Lula está tomando “providências criminais” contra quem está propagando fake news sobre a taxação de transferências via Pix. Ele ainda apontou que há comerciantes sendo vítimas de golpes após a propagação da mentira.

“Vamos tomar providências. Estão se discutindo providências, inclusive, criminais, se forem o caso, contra quem está propagando fake news e contra quem está dando golpes. Há golpes sendo aplicado no comércio”, afirmou Haddad a jornalistas nesta quarta (15).

Ele foi questionado se o governo está planejando alguma campanha publicitária ou um pronunciamento à nação para desmentir a fake news, mas afirmou que o tema “ainda não foi discutido”.

“A AGU [Advocacia-Geral da União] foi envolvida para tomar providências judiciais contra os golpistas. Quem está divulgando fake news e está patrocinando organizações criminosas no país. Isso está na órbita da AGU, o presidente pediu providências judiciais”, prosseguiu.

Sede da Receita Federal. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A mentira sobre a taxação de transações foi criada após a Receita Federal passar a monitorar depósitos mensais acima de R$ 5 mil a pessoas físicas e de R$ 15 mil a pessoas jurídicas feitas por meio de Pix ou cartão de crédito.

O órgão já fiscalizava transações acima desses valores em bancos tradicionais e cooperativas de crédito, mas passou a monitorar as transferências feitas por meio de operadores de cartão de crédito e fintechs.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 15/01/2025