Governo e agronegócio estudam MP para reagir ao protecionismo de Trump

Os presidentes do Brasil, Lula, e dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: Reprodução

O governo Lula estuda editar uma MP (Medida Provisória) para reagir às tarifas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, caso as conversas com a Casa Branca não avancem para evitar uma guerra comercial. O Palácio do Planalto avalia criar instrumentos legais de retaliação.

Segundo a CNN Brasil, a ideia é criar uma MP como alternativa a um projeto de lei que tramita no Senado Federal com o mesmo teor. O projeto, de 2023, foi apresentado em meio às ameaças de restrições da União Europeia para produtos agrícolas brasileiros.

O projeto que tramita no Senado (PL 2088/2023) foi costurado pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), a bancada do agro, e protocolado pelo senador Zequinha Marinho (PL-PA). O texto prevê permitir ao Brasil fazer exigências ambientais para países ou blocos que impusesses barreiras do tipo às exportações.

A ex-ministra da Agricultura e senadora Tereza Cristina (PP-MS), relatora do projeto, mudou o texto para adaptá-lo às ameaças de Trump. A redação tem sido discutida com setores do governo e teve respaldo de algumas pastas, como o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e da Indústria e Comércio (MDIC).

Donald Trump durante assinatura de decretos na Casa Branca. Foto: Reprodução

Uma outra hipótese estudada é apreciar o texto em caráter terminativo, que dispensa a análise em plenário, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). O relatório ficou pronto na última sexta (28) e já pode ser votado na Comissão de Meio Ambiente.

O governo está prestes a entrar em negociações com os Estados Unidos, às vésperas da aplicação de tarifas ao aço, e acredita que o “timing” da tramitação do projeto possa atrapalhar. O Planalto quer ter uma resposta rápida caso as sobretaxas sejam aplicadas.

As MPs têm vigência imediata e podem surtir efeitos na negociação com os Estados Unidos, enquanto o projeto de lei precisaria passar pelo Senado e Câmara dos Deputados.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Artigo Anterior

Plano de Segurança Alimentar prevê saída do país do Mapa da Fome até 2026

Próximo Artigo

MEIs devem ficar atentos ao prazo do Imposto de Renda 2025

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!