O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou o afastamento do irmão, da cunhada e da sogra de um sobrinho do governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), de cargos na Assembleia Legislativa por nepotismo cruzado. A decisão foi assinada nesta terça-feira 10.
Marcus Barbosa Brandão, irmão do governador, é o diretor de Relações Institucionais da Casa; Camila Correia Lima de Mesquita Moura, a cunhada, diretora legislativa; e Jacqueline Barros Heluy, a sogra do sobrinho, diretora de Comunicação Social. O despacho ordena a suspensão de salários e benefícios.
O magistrado também mandou a Assembleia Legislativa informar se há parlamentares em cargos de chefia no Executivo estadual. Em outubro, Moraes já havia afastado outros cinco parentes do governador, incluindo sobrinhos, cunhada e concunhados. A ação foi movida pelo Solidariedade, que elencou 14 supostos casos de nepotismo.
Na decisão, Moraes afirma haver indícios de troca de nomeações entre o Executivo e o Legislativo do estado, o que caracterizaria o chamado nepotismo cruzado. Esse tipo de prática ocorre quando há um ajuste entre agentes de diferentes Poderes para nomear parentes em cargos de confiança, burlando a regra de vedação a parentesco nas escolhas.
A reportagem tenta contato com o governador do Maranhão e aguarda retorno. O espaço segue aberto.