Donald Trump mal assumiu a presidência dos Estados Unidos e já começou seu atentado contra os direitos humanos. Centenas de imigrantes tem sido detidos e deportados.
Na última sexta-feira (24), um avião com migrantes do Brasil deportados pousou em Manaus (AM) e ficou constatado que estavam algemados em “flagrante desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros”, como coloca o Ministério da Justiça e Segurança Pública em nota neste sábado (25).
A grave situação teve pronta intervenção do ministro Ricardo Lewandowski, que reportou a situação ao presidente Lula. Na nota divulgada à imprensa é colocado que “por orientação de Lewandowski, a Polícia Federal recepcionou os brasileiros e determinou às autoridades e representantes do governo norte-americano a imediata retirada das algemas.”
Leia mais: Tribunal impede decreto de Trump que ataca cidadania por nascimento
Em seguida o presidente Lula determinou “que uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) fosse mobilizada para transportar os brasileiros até o destino final, de modo a garantir que possam completar a viagem com dignidade e segurança.”
O voo deverá ir até o aeroporto de Confins, em Minas Gerais, que seria o ponto final do voo vindo dos EUA, que parou em Manaus por problemas técnicos. Ao serem recepcionadas pela Polícia Federal foi que o flagrante desrespeito aos cidadãos brasileiros foi constatado e avisado ao ministro pelo diretor-geral da PF, Andrei Passos Rodrigues.
Leia mais: Papa Francisco critica política de deportações anunciada por Trump
Confira abaixo a nota completa do Ministério da Justiça em que se ressalta: “a dignidade da pessoa humana é um princípio basilar da Constituição Federal e um dos pilares do Estado Democrático de Direito, configurando valores inegociáveis.”
Nota à Imprensa – Ministério da Justiça e Segurança Pública
Brasília, 25/01/2025 – Na manhã deste sábado (25), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, informou o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sobre uma tentativa de autoridades dos Estados Unidos de manter cidadãos brasileiros algemados durante o voo de deportação para o Brasil. A situação foi comunicada pelo diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos Rodrigues.
O voo, que tinha como destino o Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte, precisou fazer um pouso de emergência, na noite desta sexta-feira (24), em Manaus (AM), devido a problemas técnicos.
Por orientação de Lewandowski, a Polícia Federal recepcionou os brasileiros e determinou às autoridades e representantes do governo norte-americano a imediata retirada das algemas.
O ministro destacou ao presidente o flagrante desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros.
Ao tomar conhecimento da situação, o Presidente Lula determinou que uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) fosse mobilizada para transportar os brasileiros até o destino final, de modo a garantir que possam completar a viagem com dignidade e segurança.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública enfatiza que a dignidade da pessoa humana é um princípio basilar da Constituição Federal e um dos pilares do Estado Democrático de Direito, configurando valores inegociáveis.