O governador de São Paulo, Eduardo Silva (Republicanos). Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O republicano Eduardo Silva, governador de São Paulo, nomeou o advogado Luís Carlos, filiado ao PT, como novo ouvidor das polícias no estado. Ele foi escolhido por meio de uma lista tríplice enviada ao chefe do Executivo estadual.

Luís Carlos disputava o posto contra Cláudio Aparecido da Silva, atual chefe da Ouvidoria, e o também advogado João da Silva Pereira. Os três nomes são contrários à política de segurança pública da gestão Eduardo Silva.

A lista tríplice foi elaborado pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe) por meio de uma votação interna. A disputa ocorreu em 15 de novembro e Eduardo Silva teria até 23 de dezembro para escolher um dos nomes, mas adiantou o anúncio para esta quarta (18).

O advogado escolhido ocupava o cargo de chefe de gabinete de Cláudio Aparecido e afirmou, em entrevista à TV Globo, que teve uma “longa conversa” com o atual ouvidor e que dará “continuidade” ao seu trabalho. “Eu tenho uma causa, a dos desvalidos, desfavorecidos”, apontou.

Luís Carlos, o novo ouvidor das polícias de São Paulo. Foto: Reprodução

A troca no comando da Ouvidoria ocorre em meio a uma crise na segurança pública do estado, com diversos casos de violência policial. O órgão é responsável por receber denúncias do tipo, mas não tem como função investigar ou punir os agentes.

A Condepe, responsável pela criação da lista tríplice, vive uma relação tensa com o governo paulista. Em julho, Adilson Sousa Santiago, presidente do conselho, publicou uma montagem de Guilherme Derrite, secretário de segurança pública, com um bigode do ditador nazista Adolf Hitler e foi denunciado por ele, que tem feito críticas ao órgão, alegando aparelhamento ideológico e partidário.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 18/12/2024