Governo confirma novo foco de gripe aviária em criação de aves domésticas no Mato Grosso

O Ministério da Agricultura confirmou, neste final de semana, a detecção do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade em uma criação de aves domésticas de subsistência no município de Campinápolis, no estado de Mato Grosso.

A confirmação foi feita pelo Serviço Veterinário Oficial, que interditou a propriedade e coletou amostras para análise laboratorial que deram positivo para gripe aviária. É o quarto foco da doença em aves de subsistência detectado no Brasil.

O Ministério informou que as medidas de erradicação e ações de vigilância foram iniciadas no domingo 8, compreendendo um raio de 10 km ao redor do foco da doença. Ainda de acordo com a pasta, no raio compreendido, não há produção comercial de aves.

O governo reiterou também que a ocorrência não traz novas restrições ao comércio internacional. “O consumo e a exportação de produtos avícolas permanecem seguros”, garantiu em comunicado.

O foco também não altera o período de 28 dias de vazio sanitário após a desinfecção da área em Montenegro (RS), onde foi confirmado um foco de gripe aviária em um matrizeiro de aves comerciais.

Artigo Anterior

‘Se está vendo esse vídeo, fomos sequestrados’: perfil de Greta Thunberg em rede social alerta para prisão de ativistas por Israel

Próximo Artigo

Sintaema segue firme no piquete | SAEG pague nossa PLR

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!