Os golpistas investigados e condenados pela invasão dos Poderes em 8 de janeiro de 2023, fugiram da Argentina, país de onde já se encontravam foragidos, e chegaram ao Peru e à Colômbia nos últimos dias.
De acordo com a apuração do portal Uol, ao menos cinco dos fugitivos foram identificados por meio de dados da Interpol do Peru. Contudo, fontes afirmam que pelo 30 foragidos já deixaram a Argentina em grupos, sendo que as rotas de fuga tem como destino os Estados Unidos.
A fuga foi iniciada após a Argentina começar a prender os golpistas foragidos no país a pedido do Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil. Em outubro, a Corte pediu ao governo argentina a extradição de pelo menos 37 pessoas investigadas.
Segundo a reportagem do Uol, há duas rotas dos fugitivos rumo aos EUA. Uma delas prevê a saída da Argentina pela fronteira com o Chile, passagem pelo Peru e Colômbia, para então tentar entrar nos EUA. Outra rota seria pela fronteira da Argentina com a Bolívia.
Em meio a situação, o coronel da Polícia Nacional, José Luís Quiroz, explicou que no caso do Peru, essas pessoas não foram presas porque não constam na lista de difusão vermelha da Interpol. Segundo ele, um comunicado será enviado ao Brasil.
Leia também: