Boato – O Itaú Unibanco processou o ministro da Fazenda Fernando Haddad pelo que ele disse na TV em relação a investimento em criptomoedas.

Análise

Um investimento em criptomoedas suspeito se utiliza de uma mesma lógica de conteúdo para se promover. Ele perpassa por um suposto processo de um banco contra uma celebridade.

Na história de hoje, que envolve uma suposta entrevista, o Itaú Unibanco teria processado o ministro da Fazenda Fernando Haddad pelo que ele teria dito ao vivo na TV.

“O Itaú Unibanco processa Fernando Haddad pelo que disse ao vivo na TV”, diz a mensagem que circula online. No link, ele teria apresentado um suposto investimento em criptomoedas que ganharia muito e, coincidentemente, era linkado no suposto conteúdo.

Checagem

A história, assim como tantas outras, se espalhou com força na internet. Por isso, vamos fazer a checagem do conteúdo respondendo a algumas perguntas. São elas: 1) É verdade que o Itaú processou Fernando Haddad por algo que ele disse na TV? 2) O ministro Fernando Haddad recomendou um investimento em criptomoedas? 3) Quais foram outros fake similares que circularam sobre o assunto?

É verdade que o Itaú processou Fernando Haddad por algo que ele disse na TV?

Não. Trata-se de uma mesma ladainha que já foi dita com outros personagens. Nunca existiu a tal entrevista do ministro da Fazenda e, muito menos, a tal recomendação. A mensagem não passa de um mesmo conteúdo.

O texto, invariavelmente, fala sobre uma entrevista, uma fala sobre um investimento, uma interrupção da entrevista por conta do investimento ser “incrível”, um processo de um banco e, no final, um link para o suposto investimento.

O ministro Fernando Haddad recomendou um investimento em criptomoedas?

Não. Primeiro, porque ele, na posição de ministro da Fazenda, não poderia fazer isso. Tanto que não consta em nenhum lugar a tal recomendação. Assim como no caso do ministro, nós também não recomendamos que você faça o suposto investimento.

Na realidade, tudo não passa de um golpe que fala sobre robô investidor. O intuito das pessoas é fazer com que o seu dinheiro suma. Nada mais do que isso.

Quais foram outros fake similares que circularam sobre o assunto?

Vamos listar aqui: já desmentimos fakes sobre o Itaú ter processado Carlos Bolsonaro, Ronaldo, Luiza Trajano e Abílio Diniz. Também já desmentimos que o Banco do Brasil teria processado Jair Bolsonaro, Marcos Mion, Luciano Huck e Yasmin Brunet. Há, ainda, fakes que falam de um tal de Banco Nacional do Brasil.

Conclusão

Golpe ⚠️

Se você vir a mensagem em questão, caia fora porque é golpe. Nem Fernando Haddad foi processado pelo Itaú tampouco o investimento em questão foi recomendado por ele. Trata-se de uma propaganda enganosa que visa fomentar um golpe.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).

Categorized in:

Anti Fake News,

Last Update: 01/07/2024