O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que pediu informações ao Itamaraty sobre a suposta tentativa de golpe de Estado na Bolívia. O petista afirmou que é preciso ter certeza do que está acontecendo antes de o Brasil tomar uma posição.
“Eu quero informações. Pedi para o ministro Mauro [Vieira] ligar para a Bolívia, ligar para o presidente, ligar para o embaixador brasileiro para a gente ter certeza, para a gente poder ter uma posição”, disse o presidente à imprensa.
Lula destacou que espera que a “democracia prevaleça na América Latina”. “Como eu sou um amante da democracia, eu quero que a democracia prevaleça na América Latina. Golpe nunca deu certo”, completou.
Lula diz que governo busca informações sobre tentativa de golpe na Bolívia.
“Eu quero que a democracia prevaleça na América Latina. Golpe nunca deu certo”, afirmou o presidente em conversa com jornalistas na Praça dos Três Poderes. pic.twitter.com/rSYYKNgKO9
— Metrópoles (@Metropoles) June 26, 2024
Segundo o g1, Lula convocou o assessor especial Celso Amorim e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para uma reunião sobre a situação no país sul-americano.
Nesta tarde, tanques e militares invadiram o palácio presidencial em La Paz, capital da Bolívia. Unidades do Exército foram vistas em praças e ruas da capital boliviana, enquanto militares faziam guarda no palácio.
Em um comunicado em suas redes sociais, o presidente da Bolívia, Luís Arce, pediu que a democracia seja respeitada.