Glenn cria espuma e trabalha o sensorial, por Letícia Sallorenzo

A reportagem da Folha com “denooncias” contra Xandão:

– não traz nada de conteúdo factual

– causa nas pessoas a impressão de que há algo errado. Mas ninguém sabe apontar, de forma racional e ponderada, o que, de fato, está errado

(Troca de informações entre tribunais? Pode. Troca de dados em ofício? Combine tudo e oficie direitinho por último. É praxe, é racional, é usual, é cotidiano. Dois funcionários reclamando de chefe cismado? Pode e deve!!)

– apesar disso tudo, o texto está bem estruturado. Argumentação perfeita. A manipulação está sutil, em poucos adjetivos.

– o autor não é o Eustáquio, não é Allan dos Santos, não é o Augusto Nunes. É o Greenwald. (PQP, Nunes e Greenwald do mesmo lado, que quadra da história!)

– o texto saiu dois dias depois do fim das Olimpíadas. Fechou-se uma agenda, outra foi aberta. Timing mais perfeito que os pousos da Rebeca Andrade após os saltos.

– os mesmos perfis de sempre estão se refastelando com isso

– Elon Musk está repercutindo

Conclusão após análise: é um texto bem articulado, bem planejado, bem feito, bem estruturado. Logo, veio de fora. E foi bem pago. Eu só consigo pensar num frango cru.

Por quê?

Por que quanto mais se “denoonciar” a “terrível ditadura” do Brasil, mais Trump vai ligar isso à Kamala. Sim: Xandão pode influenciar essa porra toda.

Dá pra derrubar essa narrativa? Dá. Mas precisa de sangue de barata, culhão, coragem e conhecimento de causa. Xandão tem quase tudo isso. O problema é o “quase”.

Oremos.

Leticia Sallorenzo – Mestra em Linguística pela Universidade de Brasília (2018). Jornalista graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Graduação em Letras Português e respectivas Literaturas pela UnB (2019). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração. Autora do livro Gramática da Manipulação, publicado pela Quintal Edições.

O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem ponto de vista diferente? Mande seu artigo para [email protected]. O artigo será publicado se atender aos critérios do Jornal GGN.

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 14/08/2024