A presidente nacional do PT e deputada federal Gleisi Hoffmann (PR) afirmou que não acredita que o ex-presidente Jair Bolsonaro tenha sido realmente convidado para a posse de Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos. A petista ainda zombou do ex-mandatário após a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que não devolveu seu passaporte.
“Vamos falar a verdade, Bolsonaro não apresentou convite formal para a posse do novo presidente dos Estados Unidos porque nunca foi convidado, né?! E indícios de que ele pode tentar fugir do país temos de sobra: o inelegível está sem passaporte desde que começaram as investigações sobre a tentativa de golpe de Estado”, escreveu no X (ex-Twitter).
Ela ainda disse que o ex-presidente “vai ter que assistir a cerimônia [de posse] da TV”.
Vamos falar a verdade, Bolsonaro não apresentou convite formal para a posse do novo presidente dos Estados Unidos porque nunca foi convidado, né!? E indícios de que ele pode tentar fugir do país temos de sobra: o inelegível está sem passaporte desde que começaram as investigações…
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) January 16, 2025
O ex-presidente, que está com o passaporte retido desde fevereiro de 2024, afirmou ter recebido um convite de Trump para a cerimônia e pediu autorização do Supremo para viajar. Sua defesa apresentou à Corte somente um e-mail enviado ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
O magistrado pediu um “documento oficial” que provasse que Bolsonaro foi chamado para a cerimônia, mas os advogados do ex-presidente insistiram que o e-mail era um convite. Moraes não aceitou o argumento e negou a devolução do passaporte, citando ainda o risco de fuga do ex-mandatário.
A posse de Trump está marcada para a próxima segunda (20) e sua defesa pediu autorização para que ele viajasse aos Estados Unidos entre os dias 17 e 22 de janeiro.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line