O presidente Lula (PT) anunciou, nesta sexta-feira 28, a deputada federal e presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, como a sua nova ministra da Secretaria de Relações Institucionais. O anúncio foi feito por uma curta nota publicada no site do Planalto.
“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na manhã desta sexta-feira com a deputada federal e presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, e a convidou para assumir a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República”, diz o comunicado. “Gleisi vai substituir o atual ministro da SRI, Alexandre Padilha, que foi recém indicado para o Ministério da Saúde. A posse da nova ministra está marcada para o dia 10 de março”, conclui, o texto, em seguida.
Gleisi ainda não comentou publicamente sua chegada à Esplanada dos Ministérios. A nomeação, que ainda será formalizada, põe fim a uma disputa entre PT e Centrão pelo ‘trono vago’ na articulação política do governo. Padilha deixou o cargo para ser o novo ministro da Saúde após a demissão de Nísia Trindade.
A deputada era uma das cotadas para ocupar uma posição no entorno de Lula desde o fim do ano passado, quando os rumores de que o presidente promoveria uma reforma ministerial foram iniciados.
A ida de Gleisi ao governo também encerra uma longa passagem da parlamentar no comando do PT. Ao todo, foram 7 anos na liderança do partido. O substituto dela no cargo será escolhido em uma tensa eleição, prevista para ocorrer em julho deste ano.