Por Adroaldo Quintela*
Trabalhei 13 anos na Presidência da República, ocupando cargos técnicos-políticos de 3°escalão. Durante 2 anos fui assessor especial na Subchefia de Assuntos Federativos – SRI. Em 6 anos ocupei a diretoria de políticas de desenvolvimento sustentável na Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Social – SEDES. Ambos cargos e encargos na Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. Naquele período vivenciei a gestão de diversos ministros, tais como Aldo Rebelo, Tarso Genro, Jaques Wagner, Valfrido Mares Guia, José Mucio, Alexandre Padilha e Moreira Franco. Portanto, acredito que a prática me permite fazer uma análise por dentro e por fora da escolha do presidente Lula, neste momento delicado da conjuntura política e econômica do país.
Começo declarando e remando contra a maré de diversos jornalistas à direita e esquerda do espectro político e ideológico. Se Lula tivesse nomes de confiança no centrão a exemplo dos amigos e ex-chefes Walfrido e José Mucio, não hesitaria em nomear para a chefia da SRI. Ao meu ver, a deputada Gleisi Hoffman é a escolha certa no momento oportuno.
Gleisi já foi ministra da Casa Civil, senadora e atualmente é deputada federal. Conhece a gestão pública e como funcionam as duas Casas do Poder Legislativo. As análises contrárias remetem para a atuação radical de Gleisi num partido minoritário e aguerrido na Câmara dos Deputados. Podia ser diferente? Gleisi Hoffman cumpriu o papel com louvor e respeito dos seus pares na Câmara dos Deputados.
Como ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi tem experiência e sensibilidade politica para saber que já não veste a armadura de presidente nacional do Partido dos Trabalhadores – PT. Neste momento é ministra de um governo democrático e plural. Tem a missão de dialogar com a Câmara e Senado, com Governadores e Prefeitos. Creio que o fará com desenvoltura e lealdade ao presidente Lula. Respeitará os acordos com o Parlamento e com os entes federativos.
Até onde vivi na administração pública federal sei que Gleisi é uma negociadora dura e leal. Não faltará ao presidente, nem romperá os acordos políticos com a situação e oposição. Daqui da Bahia e do Nordeste desejo pleno sucesso à nova Ministra das Relações Institucionais da Presidência da República. Declaro minha opinião na qualidade de presidente do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste Brasileiro – IDENE.
Salvador, 7 de março de 2025.
Adroaldo Quintela, economista, ex-professor universitário e ex-diretor do Centro de Treinamento para o Desenvolvimento Econômico e Social do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada -IPEA. Fundou a Associação Brasileira de Economistas pela Democracia-ABED. Atualmente preside o IDENE.
Este artigo não expressa necessariamente a opinião do Jornal GGN
