Glauber Braga e aliados denunciam Hugo Motta à PGR por violência política

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ). Foto: Reprodução

O deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) e outros parlamentares acionaram criminalmente o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), na Procuradoria-Geral da República (PGR), acusando-o de ser o “mandante das ações agressivas e truculentas” da Polícia Legislativa durante a sessão desta terça-feira (9). Com informações da revista Veja.

A representação foi protocolada na última quarta-feira (10) e pede investigação por “lesão corporal” e “violência política de gênero”. Assinam a denúncia, além de Glauber, as deputadas Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e Célia Xakriabá (PSOL-MG), e os deputados Dorinaldo Malafaia (PDT-AP) e Rogério Correia (PT-MG).

O grupo solicita que a PGR exija da Câmara o envio dos registros de vídeo, áudio e transmissão da sessão interrompida, além da identificação completa dos policiais legislativos envolvidos.

A agressão e a retirada do plenário

Glauber Braga foi retirado à força da cadeira da Mesa Diretora na noite de terça, após se recusar a deixar o local em protesto contra a decisão de Hugo Motta de pautar a votação de sua cassação.

Durante a ação, houve empurrões contra o deputado e também contra jornalistas que acompanhavam a movimentação. A TV Câmara interrompeu a transmissão no momento da retirada.

Suspensão do mandato

Na quarta-feira (10), a Câmara decidiu suspender Glauber Braga por seis meses, substituindo a cassação sugerida pelo Conselho de Ética. A mudança foi proposta em emenda do PT, aprovada por 318 votos a 141, com 3 abstenções. A Resolução 32/25 formalizou a punição.

O processo foi iniciado após acusação do partido Novo, que afirmou que o deputado quebrou o decoro ao expulsar, com empurrões e chutes, o influenciador Gabriel Costenaro, então do MBL, das dependências da Câmara em abril de 2024.

Artigo Anterior

Liberdade de imprensa melhora sob Lula, com Brasil subindo para 63º lugar no ranking da RSF

Próximo Artigo

Quem é Heloísa Helena, ex-petista substituta de Glauber Braga na Câmara

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!