O deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) em greve de fome no plenário 5 da Câmara, onde improvisou um colchão e permanece “acampado” em protesto contra o processo de cassação de seu mandato – Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (16), o deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) completou oito dias em greve de fome. Ele afirmou que seguirá resistindo.

“Estou no 8º dia de greve de fome”, escreveu o deputado em seu perfil no X. Glauber está acampado no plenário 5 da Câmara dos Deputados desde a última quarta-feira (9), quando o Conselho de Ética aprovou a continuidade do processo de cassação de seu mandato.

Segundo o parlamentar, sua greve é um ato político contra perseguições e tentativas de silenciar mandatos populares. Ele dorme em um colchão improvisado no plenário e não consome alimentos sólidos desde o início do protesto.

De acordo com sua equipe, o parlamentar está ingerindo apenas líquidos, como água, água de coco e isotônicos. Um grupo médico acompanha diariamente seu estado de saúde. Os primeiros exames indicam que ele segue estável, embora tenha perdido peso e apresente sinais de cansaço.

A greve de fome é uma resposta ao processo de cassação iniciado em 2024, após Glauber ter se envolvido em uma confusão com Gabriel Costenaro (MBL). O influenciador havia feito ataques à mãe do deputado, a ex-prefeita Saudade Braga, que estava doente e morreu pouco depois.

Glauber também acusa o ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) de acelerar o processo contra ele de forma arbitrária e motivada por disputas políticas.

“Arthur Lira é a face do que há de pior no poder oligárquico brasileiro. Se eu aceito ser derrotado pelo poder da grana, isso representará um estímulo pra perseguirem outras lideranças e mandatos populares espalhados pelo país. Por isso, resisto!”, afirmou o parlamentar.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 16/04/2025