O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal. Foto: Andressa Anholete/SCO/STF

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), elogiou o presidente Lula por “restabelecer a civilidade” no país após “anos tumultuados” do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. O decano da Corte diz que o petista ainda conseguiu “normalizar” a relação entre os Poderes em seus dois anos no Palácio do Planalto.

“O presidente Lula, em tantas vezes que esteve no governo, sempre primou por uma relação institucional civilizada, seja com o Congresso Nacional, seja com o Judiciário, especialmente com o Supremo Tribunal Federal. Ele chama de ‘nossa Suprema Corte’”, afirmou Gilmar à coluna de Guilherme Amado no PlatôBR.

O magistrado elogia a “atitude extremamente cuidadosa” do presidente após o ataque do 8 de janeiro de 2023 em Brasília e aponta que ele tem “mantido um diálogo com os Poderes de forma mais elevada possível”.

Lula e Gilmar Mendes em 2008. Foto: Reprodução

Ele aponta que havia muita desconfiança e preocupação sobre “omissão” da Polícia Federal e politização das Forças Armadas. Para o ministro, a gestão anterior levantou uma série de questões.

“Como a gente organiza a fuga para frente? Evita a participação mais ativa de militares na vida política? Como a gente despolitiza a polícia? Essas são questões que eu acho que o governo deve responder”, prossegue.

Gilmar ressalta a “conduta exemplar” do petista em retomar a harmonia entre o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. “Mesmo a relação com o Congresso, que às vezes nem é tão fluida em razão das dificuldades de construção de maioria, se faz de maneira absolutamente civilizada. Só podemos louvar esse retorno à normalidade após anos tumultuados”, completa.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 08/01/2025