Ondas chegaram até quatro metros de altura neste sábado – Foto: AFP

Ondas gigantes de até quatro metros atingiram o Peru e o Equador, causando o fechamento de 91 portos peruanos e resultando na morte de uma pessoa em Manta, cidade equatoriana. As autoridades alertam para a continuidade das ressacas e recomendam cautela em atividades marítimas.

No Equador, o Corpo de Bombeiros de Manta encontrou, na manhã de sexta-feira, o corpo de uma pessoa desaparecida na região de Barbasquillo. Como medida preventiva, as praias da cidade, localizada no sudoeste do país, foram interditadas pela Secretaria Nacional de Gestão de Riscos.

O Instituto Oceanográfico e Antártico da Marinha do Equador destacou que, em várias províncias do país, as ondas chegaram a 2,1 metros. A entidade informou que o estado do mar permanecerá “agitado” até o fim de dezembro, com risco para atividades náuticas.

No Peru, o Centro de Operações de Emergência Nacional (COEN) confirmou o fechamento de 91 portos, número que inclui importantes regiões do litoral norte e central. Além disso, o acesso às praias recreativas foi restrito em Callao, onde também foram proibidas saídas de embarcações turísticas e pesqueiras.

Imagens divulgadas pela mídia local mostram danos causados às comunidades costeiras, incluindo embarcações de pesca artesanal destruídas e alagamentos em calçadões. A Direção de Hidrografia e Navegação da Marinha de Guerra do Peru alertou que as ondas anômalas devem continuar até 1º de janeiro, afetando gradualmente o litoral do país.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 29/12/2024