Alibaba e JD.com investem pesado no varejo instantâneo, com entregas entre 30 e 60 minutos, mirando maior participação de mercado em meio à desaceleração do consumo


Os gigantes chineses do e-commerce Alibaba e JD.com abriram uma nova frente na batalha por participação de mercado, expandindo agressivamente para o chamado varejo instantâneo, com entregas entre 30 e 60 minutos este ano. Investores analisarão a estratégia quando a JD.com divulgar seus resultados trimestrais nesta terça-feira (13) e a Alibaba nesta quinta-feira (15), já que encontrar novos caminhos de crescimento tem sido um desafio para as maiores varejistas online da China.

A penetração no mercado já é alta, e os preços dos produtos estão sob pressão devido à desaceleração do consumo, impulsionada por preocupações com emprego, salários e a prolongada crise no setor imobiliário.

A nova guerra por velocidade tem um custo elevado no curto prazo, com as gigantes do e-commerce buscando atrair consumidores com descontos generosos.

No mês passado, o JD Takeaway, da JD.com, e o aplicativo de delivery Ele.me, da Alibaba, prometeram subsídios de 10 bilhões de yuans (US$ 1,38 bilhão) cada. O JD Takeaway afirmou que investirá o valor em um ano, enquanto o Ele.me não divulgou o prazo.

“A competição é tão intensa que não há muitas oportunidades de crescimento incremental. Todos estão invadindo os territórios uns dos outros, e o varejo instantâneo é o exemplo mais recente”, disse Jason Yu, gerente-geral da CTR Market Research.

A Meituan, líder do mercado de delivery de comida na China, expandiu sua plataforma de compras instantâneas, que entrega produtos não alimentícios em 30 minutos. A JD.com anunciou sua entrada no setor de delivery de comida em fevereiro.

“Antes, as pessoas compravam um celular na JD.com e recebiam no mesmo dia. Agora, podem ir à Meituan e receber um iPhone em 30 minutos. Isso ameaçou a JD.com, que entrou no delivery de comida em resposta”, disse Yu.

No fim de abril, a Alibaba expandiu seu portal de compras instantâneas no aplicativo Taobao, dando acesso a restaurantes, cafés e lojas de bubble tea do Ele.me (segundo maior player de delivery da China, atrás da Meituan), além de categorias como ração para pets e roupas.

Alibaba, JD.com e Meituan não responderam a pedidos de comentário.

Os subsídios no varejo instantâneo são bem-vindos por consumidores preocupados com custos.

No JD Takeaway, usuários têm descontos de até 20 yuans (US$ 2,77) por dia em entregas de McDonald’s, Haidilao e Burger King. No Taobao, há descontos de 11 yuans em pedidos acima de 15 yuans.

Liu Qi, 24, dono de um pequeno negócio em Tianjin, ficou satisfeito ao comprar um latte de coco por apenas 5,9 yuans no JD Takeaway.

“O entregador disse que ganha 4 yuans por entrega. Basicamente, a JD.com me deu um café de graça”, disse Liu.

Ele se surpreendeu ainda mais ao comprar um café por 3,9 yuans no Taobao. “Foi 2 yuans mais barato que na JD.com!”, comemorou.

RESERVAS FINANCEIRAS

Apesar dos altos custos, as gigantes têm reservas significativas. Em 31 de dezembro, Alibaba, JD.com e Meituan tinham caixa líquido de 400 bilhões, 144 bilhões e 110 bilhões de yuans, respectivamente, segundo a Morningstar.

Analistas afirmam que, apesar das margens baixas, o foco no varejo instantâneo faz sentido para JD.com e Alibaba, que já possuem frota de entregadores.

Isso elimina a necessidade de investir em infraestrutura de entrega, como faria um concorrente como a PDD Holdings, dona da Temu.

Liu Xingliang, analista independente, disse que Alibaba e JD.com usam a demanda alta por comida e bebidas para impulsionar vendas de roupas e eletrônicos, apostando que consumidores que abrem mais os apps compram mais no geral.

Para a JD.com, a expansão é crucial, já que seu e-commerce tradicional parece ter atingido um teto. “Ela precisa ganhar participação em novas áreas”, disse.

Com informações de Reuters*

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Last Update: 13/05/2025