Elon Musk faz gesto nazista durante a posse de Donald Trump. Foto: Reprodução

O alarmante gesto de Elon Musk durante a posse de Donald Trump nesta segunda-feira (20) atiçou extremistas de direita, supremacistas brancos e neonazistas. Musk agradeceu aos apoiadores de Trump colocando a palma da mão no peito e depois estendendo o braço direito em uma ligeira elevação e com a palma para baixo. Mais tarde, ele repetiu o gesto, diz a revista Rolling Stone.

“A influência de Musk na nova administração Trump é notável. O bilionário gastou centenas de milhões para eleger o republicano e ajudou Trump a moldar seu gabinete. Trump encarregou Musk de liderar o Departamento de Eficiência Governamental”, escreve a revista norte-americana. Em seu discurso de posse, Trump também abraçou o objetivo de Musk de colonizar Marte, como parte do “destino manifesto” dos EUA.

Independentemente da intenção de Musk com a saudação, ela foi recebida com entusiasmo pelos extremistas online – foi como um “Sieg Heil”, preferida pelos seguidores de Adolf Hitler na Segunda Guerra Mundial, sublinha a publicação norte-americana.

Christopher Pohlhaus, líder do famoso grupo neonazista Blood Tribe, postou o clipe da saudação de Musk no Telegram com um emoji de raio (evocativo da SS nazista) e a legenda: “Não me importo se isso foi um erro. Se tem gente triste com isso, estou feliz”, disse o neonazista. Outro líder neonazista, Christopher Hood, que fundou o movimento separatista racial da Nova Inglaterra NSC-131, também postou o clipe no Telegram com os emojis ⁉️ e 😁.

Fundador da plataforma de mídia social nacionalista cristã de extrema direita Gab, pioneira em chatbots nazistas com IA, Andrew Torba compartilhou o clipe em sua conta com a legenda: “Coisas incríveis já estão acontecendo”. Já o autor de extrema direita Keith Woods, compartilhou o clipe em uma postagem no X, escrevendo: “Ok, talvez a cultura woke realmente esteja morta”.

Thomas Sewell, um neonazista baseado na Austrália, cujo avatar no Telegram é uma foto dele mesmo fazendo uma saudação romana, postou o vídeo de Musk chamando-o de “momento Donald Trump White Power”.

Uma célula do grupo nacionalista branco White Lives Matter postou uma nota de agradecimento no Telegram, junto com uma foto de uma faixa pendurada num viaduto de rodovia dizendo: “Musk, pare o genocídio branco”. A legenda do Telegram dizia: “Obrigado por (às vezes) nos ouvir, Elon. A Chama Branca se erguerá novamente”.

Muita gente tentou achar explicações para o gesto de Musk, tentando não associar o gesto com nazismo. Musk não é a pessoa com as melhores habilidades sociais e tentou agradecer à multidão por ajudar a colocar Trump de volta no cargo. “Meu coração está com vocês”, disse Musk depois de fazer o gesto pela segunda vez.

Entretanto, as últimas atitudes de Musk revelam o oposto: “Musk se aliou a movimentos de extrema direita na Europa, incluindo o partido extremista alemão AfD. Depois de comprar o Twitter, ele deu boas-vindas aos nacionalistas brancos banidos da plataforma em nome da liberdade de expressão”, escreve a Rolling Stone.

No final de 2023, ele fez uma chamada “viagem de desculpas” a Israel após responder a uma postagem sobre uma teoria da conspiração antissemita no X com as palavras “a verdade real”. O bilionário frequentemente posta sapos Pepe e outras imagens e memes associados à alt-right, incluindo recentemente a adoção temporária do identificador “Kekius Maximus”.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 21/01/2025