Lula, durante entrevista a Rádio Diário FM, do Amapá, na qual reclamou sobre o “lenga lenga” do Ibama. Reprodução YouTube

Em sua coluna na Folha de S.Paulo, o jornalista Elio Gaspari diz que Lula foi ao “olho do problema” ao reclamar publicamente da “lenga-lenga” ambiental para decidir sobre a exploração das reservas petrolíferas da Foz do Amazonas. Confira trechos:

Quando Lula disse que “não dá para a gente ficar nesse lenga-lenga” na questão ambiental para a exploração das reservas de petróleo da chamada “Foz do Amazonas” foi ao olho do problema. (…)

Há anos o Ibama e a Petrobras estão numa lenga-lenga. O Ibama pede garantias, a Petrobras responde, e o instituto pisa no freio. (…)

Em outubro passado, 26 técnicos do Ibama rejeitaram o material enviado pela empresa e recomendaram não só indeferimento do pedido de licença, mas o arquivamento do processo. O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, abriu uma janela, pedindo novos estudos e providências à Petrobras (Agostinho está na mesa das frituras do Planalto). (…)

Uma petroleira estaria contaminada, se tivesse um passado de irresponsabilidade. Não é o caso da Petrobras. Um instituto de defesa do meio ambiente estaria contaminado se, na raiz de suas objeções, estiver uma pura e simples condenação da exploração de combustíveis fósseis. Nesse caso, o que Lula chamou de lenga-lenga chama-se trava. (…)

Muita gente boa do universo ambientalista usa a trava para exercer seu poder. Trata-se de uma tática tóxica. Por irracional, robustece trogloditas do outro lado, e eles já governaram o Brasil. (…)

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 16/02/2025