Funcionários do Banco Central se opõem à proposta de autonomia para a instituição

Um dos principais obstáculos ao crescimento econômico brasileiro é atualmente o Banco Central. João Campos, o presidente do BC, é um defensor dos interesses do imperialismo, que responde diretamente às ordens do poder econômico global. A manutenção de uma das maiores taxas de juros do mundo, fazendo com que a maioria do povo brasileiro trabalhe apenas para sustentar as famílias de banqueiros.

Desde o início, foi estabelecido que a questão da suposta autonomia desse instituto visa apenas deixá-lo completamente subordinado à burguesia imperialista. Trata-se, nesse momento, de um grupo de pessoas cuja única função é retirar o dinheiro do povo brasileiro para colocá-lo no bolso dos investidores do mercado financeiro.

Para piorar, está em tramitação uma Proposta de Emenda Constitucional que irá estabelecer uma autonomia financeira e orçamentária ainda maior do Banco Central, a PEC 65/2023, o que irá aprofundar ainda mais o ataque contra a classe trabalhadora e colocar a economia nacional ainda mais nas mãos dos líderes do mercado financeiro.

Para combater essa PEC criminosa, o Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal) convocou um ato, para o dia 14 de agosto, contra ela. A reivindicação principal é excluir a possibilidade de transformar o banco em uma empresa pública, o que é um passo em direção à sua privatização.

A manifestação deve ser apoiada por todos os bancários, por todo o funcionalismo público e pela classe trabalhadora, em geral. Embora seja algo que atinja mais diretamente os trabalhadores do setor, trata-se de algo que diz respeito a toda a sociedade brasileira.

Além disso, deve-se exigir mais. Deve-se reivindicar que o Banco Central seja colocado sob o comando do Governo Federal eleito pelo povo. Ele deve responder às instituições democráticas e não aos interesses do imperialismo travestido de “autonomia”.

Por isso, todos às ruas no próximo dia 14, em defesa de um Banco Central sob o controle do povo!

Artigo Anterior

Opositor político venezuelano critica Maduro em defesa de objetivos dos Estados Unidos

Próximo Artigo

Hanié desempenhou papel crucial ao lado de Iassin, fundador do Hamas

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!