O novo papa está escolhido. A chaminé instalada no teto da Capela Sistina, no Vaticano, exibiu a famosa fumaça branca nesta quinta-feira 8, pouco depois das 13h (de Brasília), pouco depois das 18h em Roma. Os católicos aguardam, agora, a primeira aparição do escolhido e a divulgação do nome que ele vai usar durante o pontificado, o que acontecerá nas próximas horas.

Logo após a escolha, o novo pontífice é conduzido à chamada “Sala das Lágrimas”, onde coloca as vestes papais e escolhe seu nome. O decano do Colégio dos Cardeais pergunta, então, se ele aceita a missão. Ao aceitar, se torna bispo de Roma e novo líder da Igreja Católica.

A famosa frase “Habemus Papam“, ou “temos um papa”, em tradução para o português, será pronunciada pelo cardial diácono mais sênior, perante a multidão na Praça de São Pedro.

A decisão acontece, assim como nas duas eleições anteriores, no segundo dia de conclave. Bento XVI e Francisco também foram escolhidos na segunda jornada de votações.

Milhares de fiéis e curiosos lotavam a Praça de São Pedro, no Vaticano, e celebraram o sinal da escolha do novo pontífice. A ansiedade era grande desde a véspera, quando os cardeais se reuniram a portas fechadas para a escolha.

Na quarta-feira 7 e na manhã de quinta, a chaminé expeliu fumaça preta, indicando que, nas votações realizadas até ali, não havia um eleito.

Segundo as regras vigentes, para ser definido o novo papa, é preciso que ele tenha os votos de dois terços dos cardeais eleitores (aqueles que têm menos de 80 anos). Como são 133 eleitores, o eleito precisou receber o mínimo de 89 votos.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 08/05/2025