O prefeito de Belo Horizonte (MG), Fuad Noman (PSD), está acordado e comunicativo na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Mater Dei. Conforme um boletim médico divulgado na tarde deste sábado 11, ele passa por um programa de reabilitação motora e respiratória.
Na sexta-feira 10, Fuad foi submetido a uma traqueostomia, um procedimento realizado em pacientes com vias aéreas obstruídas ou que têm necessidade de assistência respiratória de forma prolongada. O novo boletim informa que ele vem “tolerando períodos sem necessidade de ventilação mecânica”.
O prefeito foi levado à UTI em 3 de janeiro para tratar uma pneumonia que provocou insuficiência respiratória aguda. É a quarta internação dele desde o fim de novembro.
Na última segunda-feira 6, Fuad chegou a ser extubado após apresentar evolução, mas na quinta 9 teve dificuldade para respirar e tornou a ser intubado.
Em julho, ele foi diagnosticado com um linfoma não Hodgkin, um tipo de câncer originado nas células do sistema linfático que se espalha de maneira desordenada. A doença ataca o sistema imunológico, diminuindo a capacidade do corpo de se defender de outras enfermidades. Em outubro, informou ter concluído o tratamento.