
A falta de mão de obra no Brasil está afetando diferentes setores, como o comércio, principalmente no Brás e Bom Retiro, em São Paulo, em época de final de ano. Com informações da TV Globo.
Cinthia Kim, empresária do Brás, relatou em entrevista: “A gente está com uma deficiência de mão de obra, principalmente essa mão de obra técnica também. A gente está procurando bastante e está difícil de contratar.” A situação é agravada pela alta taxa de desistência entre os candidatos.
Como explicou Camila, dona de uma loja e oficina de costura: “Precisaria de mais três, mas é marcar entrevista e levar cano.”

Diante disso, muitas empresas têm recorrido a freelancers e oferecido mais benefícios. A escassez de mão de obra é uma consequência do baixo desemprego, segundo Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da Associação Comercial de São Paulo:
“O desemprego tá no mínimo histórico e, portanto, isso reflete uma escassez de mão de obra. E por outro lado, a gente tem também um crescimento muito importante do trabalho por conta própria.”
Em busca de soluções para atrair trabalhadores, uma empresa de logística, por exemplo, começou a oferecer uma escala de trabalho 5×2 e prêmios por indicação de novos funcionários.
Marcelo da Silva Ferreira, auxiliar de logística, explicou os incentivos: “Se a gente não faltar, não chegar atrasado, a gente vai ganhar um valor de R$ 250 a mais do salário.” A adaptação das empresas reflete a crescente competição no mercado de trabalho brasileiro.