Fraude no INSS: quem tiver responsabilidade responderá, garante Randolfe

O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), afirmou nesta quinta-feira (18/12), em entrevista à Veja, que o governo do presidente Lula não irá proteger nenhum agente público que venha a ser apontado pelas investigações da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Polícia Federal (PF) como envolvido no escândalo de corrupção descoberto no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

“A orientação do governo do presidente Lula é não ter medo de nada. A responsabilidade que bate em A também baterá em B, seja quem for. Quem tiver responsabilidade sobre esse absurdo, esse crime que é o roubo de dinheiro de aposentados, responderá pelo eventual delito que cometeu. O fundamental é essa mudança de postura em relação à corrupção quando ela ocorre”, afirmou o senador.

Na manhã desta quinta-feira, o Ministério da Previdência Social anunciou a exoneração do secretário-executivo Adroaldo Portal, preso em mais uma fase da Operação Sem Desconto, deflagrada pela PF com apoio da CGU. A investigação apura irregularidades relacionadas a descontos associativos não autorizados em benefícios de aposentados e pensionistas do INSS.

O ministro da Previdência, Wolney Queiroz, informou que a decisão de exonerar Adroaldo Portal partiu da própria pasta, imediatamente após a deflagração da operação. Ele reforçou a determinação do presidente Lula para que todos os responsáveis sejam devidamente responsabilizados.

“Seguimos na mesma toada de buscar os responsáveis. Este governo não protege ninguém. A prova disso é a ampla liberdade dada aos órgãos de controle, como a CGU e a PF, para investigar todas as esferas do governo. Vamos identificar quem foram os responsáveis pelas fraudes, puni-los e trazer de volta cada centavo. O presidente da República quer que cada centavo desviado retorne aos cofres públicos”, afirmou o ministro.

O procurador federal Felipe Cavalcante e Silva, até então consultor jurídico do ministério, foi anunciado como o novo secretário-executivo da Previdência Social.

Artigo Anterior

Operação da PF mira Weverton Rocha e prende número 2 da Previdência

Próximo Artigo

Pedir decoro ao Supremo vira ato cívico

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!