François Bayrou assume o cargo de chefe do governo francês em um movimento de centro

O presidente da França, Emmanuel Macron, nomeou o político centrista François Bayrou para o cargo de primeiro-ministro, substituindo Michel Barnier, que foi deposto na semana passada após uma moção de censura aprovada na Assembleia dos Deputados.

Bayrou, fundador do partido MoDem (Movimento Democrata), ocupava o cargo de Alto Comissário do Planejamento, liderando e coordenando o trabalho de planejamento da estratégia pública, considerando aspectos variados. Ele é um dos políticos mais influentes no Eliseu.

Considerado um dos políticos mais respeitados do país, Bayrou é prefeito de uma cidade nos Pirineus há dez anos. Além disso, ocupou cargos na administração regional, foi deputado na Assembleia Francesa, ocupou uma cadeira no Parlamento Europeu e ministro da Educação e Justiça.

O novo primeiro-ministro terá a tarefa de compor um governo capaz de sobreviver a ameaças de censura em meio a uma Assembleia Nacional sem um bloco majoritário – e sob forte pressão da ala mais esquerda entre os parlamentares. Para os próximos dias, a prioridade será aprovar um orçamento para 2025.

Artigo Anterior

Jornalista Laura Harrison, personagem-chave da série 'Senna', é mais do que apenas uma figura histórica: desvenda seu papel como 'voz do povo' na trama

Próximo Artigo

Rússia reage ao ataque ucraniano executado com munições americanas

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!