O presidente da França, Emmanuel Macron, nomeou o político centrista François Bayrou para o cargo de primeiro-ministro, substituindo Michel Barnier, que foi deposto na semana passada após uma moção de censura aprovada na Assembleia dos Deputados.
Bayrou, fundador do partido MoDem (Movimento Democrata), ocupava o cargo de Alto Comissário do Planejamento, liderando e coordenando o trabalho de planejamento da estratégia pública, considerando aspectos variados. Ele é um dos políticos mais influentes no Eliseu.
Considerado um dos políticos mais respeitados do país, Bayrou é prefeito de uma cidade nos Pirineus há dez anos. Além disso, ocupou cargos na administração regional, foi deputado na Assembleia Francesa, ocupou uma cadeira no Parlamento Europeu e ministro da Educação e Justiça.
O novo primeiro-ministro terá a tarefa de compor um governo capaz de sobreviver a ameaças de censura em meio a uma Assembleia Nacional sem um bloco majoritário – e sob forte pressão da ala mais esquerda entre os parlamentares. Para os próximos dias, a prioridade será aprovar um orçamento para 2025.