Partidos de esquerda derrotam a extrema direita neofascista na França.
Parlamentares do PT comemoraram pelas redes sociais a vitória da esquerda nas eleições legislativas da França, realizadas no domingo (7/7). A Nova Frente Popular (NFP), formada por partidos de esquerda, deve garantir a maior bancada no parlamento com 182 assentos. Já a coalização de centro Juntos, do presidente Emmanuel Macron, fica com 168, enquanto o Bloco Reunião Nacional, de extrema direita, contará com 143 cadeiras.
Em uma mensagem postada em sua conta no Twitter, o líder do PT na Câmara, deputado Odair Cunha (MG), escreveu que “o povo francês deu um recado claro contra o fascismo ao dar maioria no parlamento às forças populares”. “Viva a Igualdade, Liberdade e Fraternidade! Viva a democracia! Vive le France!”, escreveu.
O povo francês deu um recado claro contra o fascismo ao dar maioria no parlamento às forças populares. Viva a Igualdade, Liberdade e Fraternidade! Viva a democracia! Vive le France! ????????
— Odair Cunha (@odaircunhamg) July 7, 2024
Já a presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), lembrou que a união das esquerdas e a mobilização popular foram fundamentais para a derrota da extrema direita, que na eleição em 1º turno havia terminado com o maior número de cadeiras no parlamento.
“Grande vitória da esquerda unida nas eleições na França. Foi fundamental para o resultado a reação popular à ameaça da extrema direita antidemocrática. E as urnas demonstram mais uma vez o fracasso das políticas neoliberais e antipopulares que vinham sendo implantadas pelos conservadores. Que o novo governo seja o início de um novo tempo para a França. E parabéns ao companheiro Melanchon, da França Insubmissa, que liderou esse processo”, apontou.
Grande vitória da esquerda unida nas eleições na França. Foi fundamental para o resultado a reação popular à ameaça da extrema-direita antidemocrática. E as urnas demonstram mais uma vez o fracasso das políticas neoliberais e antipopulares q vinham sendo implantadas pelos…
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) July 7, 2024
Por sua vez, o líder do governo Lula na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), ressaltou que a vitória da esquerda e a derrota da extrema direita francesa foi um marco histórico que terá impacto para impedir o avanço de outras forças fascistas na União Europeia.
“A esquerda da Nova Frente Popular na França conseguiu uma vitória significativa sobre a extrema direita francesa, relegando as forças políticas de Le Pen ao terceiro lugar no parlamento. Esta vitória reitera a importância da união das forças democráticas para impedir o avanço dos neofascistas. O amor prevaleceu e continuará a prevalecer sempre que o ódio ameaçar o mundo!”, observou.
Leia Mais: Brasil e França reforçam cooperação bilateral no combate à crise climática
&
Uma multidão se reúne na praça da República em Paris para comemorar a vitória da esquerda nas eleições legislativas. pic.twitter.com/1PZ26QGNKU
— José Guimarães (@guimaraes13PT) July 8, 2024
Agora, como nenhuma força política conseguiu maioria absoluta para indicar o primeiro-ministro (289 cadeiras), começam as negociações políticas entre o bloco de esquerda e o de centro para viabilizar um novo governo. Neste caso, o presidente da França, Emannuel Macron, que tem mandato até 2027, pode ter que governar em “coabitação”, ou seja, dividindo o poder com um primeiro-ministro de um bloco político rival.
Leia abaixo outras declarações de parlamentares do PT sobre a vitória da esquerda e a derrota da extrema direita na França:
Deputada Maria do Rosário (PT-RS) – “Viva França! Vitória da unidade pela Igualdade, Liberdade e Fraternidade. O mundo democrático agradece à França sua decisão. A resistência prevalece. Há esperança”.
Deputado Alencar Santana (PT-SP) – “Grande vitória na França da esquerda e da democracia contra as forças do atraso, do fascismo, do racismo e de todos os valores odiosos que a humanidade levou milênios para superar! Parabéns ao povo francês, que ouviu os ecos do mundo contrários à extrema direita! ”.
Deputado Rogério Correia (PT-MG) – “A esquerda e o centro vão barrar a extrema direita na França. A união necessária para proteger a democracia e em BH não será diferente! ”.
Deputado Waldenor Pereira (PT-BA) – “A conquista da Nova Frente Popular (NFP) na França representa uma importante vitória para a defesa da democracia contra a extrema direita. Este é um marco significativo para a população francesa que, unida, impediu o avanço do populismo ultraconservador. Viva a Democracia! ”.
Deputada Camila Jara (PT-MS) – “A França disse não à extrema direita. O país respira aliviado graças à união dos partidos que tem o melhor projeto para o povo francês. Que essa vitória seja uma inspiração para todos que combatem o extremismo e lutam pelo fim das desigualdades”.
Deputada Denise Pessoa (PT-RS) – “Derrota da extrema direita na França! Vive la France! Com uma coalizão política que respeita a democracia, o país derrotou a extrema direita! Na maior participação popular em 40 anos, a França mostrou a força dos jovens e é exemplo de diversidade e oportunidades”.
Deputada Ana Paula Lima (PT-SC) – “Derrota gigantesca da extrema direita na França e também aqui em SC. Lá o povo impediu a ascensão da extrema direita votando em massa na esquerda, com um verdadeiro cordão sanitário. Aqui em SC o evento do inelegível com Milei foi um fracasso e flopou. O humanismo resiste! ”.
Deputada Dimas Gadelha (PT-RJ) – “A França dá exemplo ao mundo. Ninguém merece o ódio, preconceito e falta de humanidade deste neofascismo. Extrema direita nunca mais”.
Deputada Dandara (PT-MG) – “A extrema direita foi derrotada nas eleições legislativas francesas. Ganhou a Frente de Esquerda, seguida pelos liberais, uma semana depois da extrema direita ter vencido o primeiro turno. Tem muito ensinamento a ser tirado disso tudo”.
Deputado Washington Quaquá (PT-RJ) – “Agora é hora de dialogar com Macron e ter a capacidade de formar um governo de alianças que não perca o ímpeto reformista revolucionário! ”.
Deputada Natália Bonavides (PT-RN) – “Que a derrota da extrema direita na França se espalhe pelo resto do mundo”.
Também postaram mensagens e vídeos sobre a vitória da esquerda e a derrota da extrema direita na França os parlamentares petistas Lindbergh Farias (RJ), Rubens Otoni (GO), Reimont (RJ), Nilto Tatto (SP), Bohn Gass (RS), Fernando Mineiro (RN), Airton Faleiro (PA), Luizianne Lins (CE), Helder Salomão (ES), Ana Pimentel (MG), Jilmar