O blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio recebeu na última sexta-feira 18 seu visto norte-americano, concedido na classificação de “jornalista ou mídia estrangeira”. A informação foi divulgada pela CNN Brasil, que exibiu o documento.

Embora a entrega do visto tenha ocorrido nas últimas horas, a concessão aconteceu em outubro de 2024, ainda sob o governo de Joe Biden. Eustáquio recebeu o documento na embaixada dos Estados Unidos na Espanha, onde vive.

Em maio, a Justiça espanhola negou mais um pedido de extradição do blogueiro ao Brasil. Foi uma resposta a um recurso brasileiro após a recusa de um pedido semelhante em abril.

O bolsonarista é alvo de dois mandados de prisão preventiva no Brasil por ameaça, corrupção de menores e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito nos ataques de 8 de Janeiro de 2023. Ele participou dos acampamentos bolsonaristas que pediam golpe de Estado e chegou a ser preso, mas fugiu para a Espanha após ser colocado em prisão domiciliar.

Para o Judiciário espanhol, a extradição poderia representar o agravamento da situação de Eustáquio no Brasil por causa de suas “opiniões políticas” e por sua adesão a uma “ideologia particular”.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 19/07/2025