A edição 173 da revista Focus Brasil, da Fundação Perseu Abramo (FPA), traz na capa a chamada ‘A desordem no mundo’, com um alerta sobre as ameaças que a aliança entre o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, e o dono da Meta (controladora das redes sociais Facebook, Instagram e Threads), Mark Zuckerberg, representam para a soberania e a liberdade de expressão no Brasil

A revista trata da decisão da Meta de encerrar a checagem de fatos e substituí-la por informações da comunidade, como já acontece na rede social X, de Elon Musk, outro aliado de Trump e que fará parte de seu governo.

As repercussões do anúncio de Zuckerberg foram as piores possíveis, já que alinhamento da Meta à ideologia da extrema direita favorece a ampliação dos discursos de ódio nas redes sociais, sobretudo contra mulheres, população LGBT e pessoas negras. Além disso, está em total desacordo com as legislações de vários países, como o Brasil, que punem esse tipo de conduta.

Por essa razão, a Advocacia-Geral da União (AGU) notificou a Meta cobrando explicações, tendo recebido uma manifestação da multinacional. Após análise do documento, o órgão federal divulgou nota afirmando que a conduta da empresa está em desacordo com a legislação brasileira.

“Diante disso, o governo brasileiro reagiu e decidiu protocolar uma notificação extrajudicial à Meta, exigindo esclarecimentos sobre os impactos das mudanças nas suas políticas digitais, especialmente no Brasil. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em reunião com ministros e assessores, reafirmou a soberania nacional e deixou claro que todas as empresas devem respeitar a legislação brasileira. O ministro Rui Costa, da Casa Civil, expressou preocupação com a ausência de controle de conteúdo, o que pode afetar gravemente a sociedade brasileira”, diz trecho da matéria da Focus Brasil.

Leia mais: Lula define decisão da Meta como “extremamente grave” e defende soberania

Artigo

Outro destaque da Focus Brasil #173 é um artigo do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante. Intitulado ‘Quem apostar contra Brasil que está ressurgindo irá perder’, o texto enfatiza que o terceiro governo Lula repete processo virtuoso de crescimento com justiça social e preservação do meio ambiente

“Democraticamente, o Brasil se levantou, sacudiu a poeira e o mofo de uma agenda antipopular e autoritária, derrotou a tentativa de golpe, reafirmou o Estado de Direito e ‘deu a volta por cima’”, escreve Mercadante

“Apenas em 2023, cerca de 13 milhões de pessoas saíram da condição de fome no Brasil, o que representa uma redução de mais de 30% da insegurança alimentar total do país. Em breve, o Brasil deverá sair, novamente, do Mapa da Fome da ONU”, diz outro trecho do artigo, que cita também a expressiva queda do desemprego no país.

“A taxa de desemprego no terceiro governo Lula caiu para apenas 6,1%, a menor da nova série histórica do IBGE. Hoje, temos também a maior quantidade de trabalhadores ocupados. A massa salarial também atingiu um recorde histórico, de R$ 332,7 bilhões”, diz o artigo.

Entre outros temas, a revista trata da chacina que matou dois integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) no assentamento Olga Benário, em Tremembé (SP), do sucesso estrondoso do filme ‘Ainda estou aqui’ e da sanção, pelo presidente Lula, da lei que restringe o uso de celulares nas escolas.

Para conferir a íntegra da Focus Brasil #173 clique aqui.

Da Redação

 

 

 

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 17/01/2025