Flávio Bolsonaro reforça ‘troca’ de anistia a golpistas por fim do tarifaço de Trump

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou, nesta sexta-feira 11, que uma anistia a condenados pela tentativa de golpe de Estado seria o caminho para reverter a crise provocada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao anunciar uma tarifa de 50% sobre a importação de produtos brasileiros.

Trump declarou que o tarifaço entrará em vigor em 1º de agosto. Até lá, disse Flávio à GloboNews, o Brasil deveria emitir sinais de “volta à normalidade”.

“Eu imagino que é um gesto importante aprovar uma anistia ampla, geral e irrestrita, já que a carta dele [Trump] fala claramente que é uma ‘caça às bruxas’ a Bolsonaro”, alegou o parlamentar. “Então vamos acabar com a ‘caça às bruxas’ a Bolsonaro? Que é o que a gente já tinha de fazer independente de pressão externa.”

Flávio enfatizou também que a taxação não é “meramente econômica” e tem “um viés político”.

Com a anistia, a extrema-direita brasileira busca livrar Bolsonaro de uma possível condenação no Supremo Tribunal Federal por liderar a conspiração golpista de 2022.

Na quarta-feira 9, ao anunciar a tarifa, Trump voltou a chamar de “caça às bruxas” o processo contra o ex-presidente, classificou o tratamento a Bolsonaro como uma “vergonha internacional” e disse que o julgamento da trama golpista “não deveria acontecer”.

Jair Bolsonaro é réu por golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e organização criminosa armada. O julgamento, a cargo da Primeira Turma do Supremo, deve ocorrer ainda neste ano.

As penas dos crimes atribuídos a ele pela Procuradoria-Geral da República totalizam 43 anos de prisão, mas no Brasil o tempo máximo de cumprimento efetivo da pena é de 40 anos.

Em um evento no início da tarde desta sexta-feira, o presidente Lula (PT) criticou o ex-presidente e o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), responsáveis, segundo ele, pelas novas tarifas de Trump.

“Aquela coisa covarde [Bolsonaro], que preparou um golpe neste País, não teve coragem de fazer, está sendo processado, vai ser julgado e mandou o filho dele para os Estados Unidos pedir para o Trump fazer ameaça. ‘Ah, se não liberarem o Bolsonaro, vou taxar vocês‘”, reagiu o petista.

“A coisa [Bolsonaro] mandou um filho que era deputado se afastar da Câmara para ir lá ficar pedindo: ‘Trump, pelo amor de Deus, solta meu pai, não deixa meu pai ser preso.’”

Artigo Anterior

Lindbergh denuncia Tarcísio de Freitas ao STF por atuação em possível fuga de Jair Bolsonaro

Próximo Artigo

Lindbergh pede que STF investigue Tarcísio por suposta ajuda a fuga de Bolsonaro

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!