Flávio Bolsonaro confirma que será candidato à Presidência em 2026

O senador Flávio Bolsonaro. Foto: Divulgação

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) anunciou oficialmente que foi escolhido por seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, para ser o candidato do PL à Presidência da República nas eleições de 2026.

Em publicação nas redes sociais, ele expressou seu compromisso com a “missão de dar continuidade ao projeto de nação” da direita, afirmando que assume “com grande responsabilidade” o desafio. “Eu me coloco diante de Deus e diante do Brasil para cumprir essa missão. E sei que Ele irá à frente, abrindo portas, derrubando muralhas e guiando cada passo dessa jornada”, escreveu.

A escolha de Bolsonaro por Flávio como seu sucessor político tem gerado resistência, tanto dentro do próprio PL quanto no núcleo familiar do ex-presidente. Aliados da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, em particular, não veem com bons olhos essa decisão, o que tem gerado divergências internas.

 

A decisão também provocou incômodos entre aliados antigos do ex-presidente e membros do PL, criando um cenário de disputas dentro da base bolsonarista. A crise interna dentro do clã Bolsonaro se agravou quando o diretório do PL no Ceará anunciou apoio a uma possível candidatura de Ciro Gomes, o que gerou críticas de Michelle.

O conflito chegou ao auge quando a ex-primeira-dama e os filhos de Bolsonaro entraram em confronto público. As críticas de Michelle à postura do PL geraram resistência dentro da família, com os filhos do ex-presidente se posicionando contra ela. Após uma reunião interna do PL, o partido suspendeu o apoio a Ciro, alinhando-se novamente à candidatura de Flávio.

A escolha de Flávio Bolsonaro também se dá em um momento delicado, já que Jair Bolsonaro se encontra preso por tentativa de golpe de Estado e está impedido de disputar as eleições devido às condenações pelo Supremo Tribunal Federal e pelo Tribunal Superior Eleitoral.

A situação levou seus aliados a disputarem o capital político do ex-presidente, com o nome de Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, sendo cogitado para a presidência. No entanto, Bolsonaro externou seu desejo de que Flávio fosse o candidato, conversando sobre o tema diretamente com o filho durante visitas feitas na prisão.

Flávio também aproveitou para criticar o governo de Lula, que deve tentar a reeleição em 2026. Em sua publicação, o senador afirmou que “o Brasil vive dias difíceis”, e criticou o governo atual, acusando-o de prejudicar aposentados, explorar trabalhadores e aumentar impostos.

Em entrevista ao g1, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, confirmou a escolha de Flávio Bolsonaro como candidato à presidência. “Confirmado. Flávio me disse que o nosso capitão [Jair Bolsonaro] ratificou sua candidatura. Bolsonaro falou, está falado. Estamos juntos”, afirmou ele.

Artigo Anterior

STF forma maioria para condenar ex-cúpula de segurança do DF por omissão nos atos golpistas de 8 de janeiro

Próximo Artigo

Indústria: Preços caem 0,48% e registram 9ª queda seguida

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!