Os financiamentos para aquisição de veículos novos e usados no Brasil aumentaram 12,4% em novembro, em comparação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com um relatório da B3 (Bolsa de Valores do Brasil). No entanto, houve uma redução de 9,7% em relação aos números de outubro do mesmo ano.
No acumulado do ano até novembro, as vendas financiadas de veículos totalizaram 6,5 milhões de unidades. Isso representa uma alta de 21,8% em relação aos mesmos 11 meses de 2023, o que equivale a cerca de 1,1 milhão de veículos vendidos a mais.
A redução em relação a outubro pode ser explicada, segundo Gustavo de Oliveira Ferro, gerente de planejamento e inteligência de mercado da B3, devido aos quatro dias úteis a menos que o mês teve. Em novembro, os financiamentos alcançaram 31,8 mil unidades.
Nas comparações entre novembro do ano atual e o mesmo mês do ano anterior, a maior alta nos financiamentos foi observada nos veículos leves (12,4%), seguida por uma expansão de 0,6% nos veículos pesados e um crescimento de 15,1% no segmento das motocicletas.
Fonte: Agência Brasil