Neste domingo (20), o Centro Cultural Benjamin Péret (CCBP) foi palco, mais uma vez, do curso Brasil: uma interpretação marxista de 500 anos de história, da Universidade Marxista. O terceiro dia consecutivo de atividades foi marcado pelas reuniões de organização de novas atividades de rua e pela continuidade das aulas, ministradas por Rui Costa Pimenta, presidente nacional do Partido da Causa Operária (PCO).
A aula deste domingo foi dedicada a aprofundar o estudo sobre o período da Regência no Brasil imperial, abordando os elementos centrais que definiram esse momento de grave crise nacional e de formação do Estado brasileiro. Como destacado por Pimenta durante a exposição, é a partir das lutas e contradições desse período que se conformam os principais traços políticos, sociais e econômicos do Brasil que perdurariam por mais de um século, até a Revolução de 1930. A análise incluiu ainda uma reflexão sobre a decadência econômica do Norte e do Nordeste, o avanço do coronelismo, e a explosão de revoltas como a Cabanagem, a Balaiada e a Sabinada.
Ao longo do dia, dezenas de militantes se reuniram para organizar as próximas atividades do PCO nas ruas. As reuniões foram centradas na preparação de mutirões de venda do jornal Causa Operária e intervenções nos principais pontos da cidade de São Paulo. Os membros da organização trotskista destacaram a importância de manter a agitação e propaganda nas ruas durante o período do curso, aproveitando a vinda de pessoas de diversos estados para impulsionar as atividades políticas no centro da capital paulista.
A movimentação no CCBP seguiu intensa até o fim da tarde. Durante as pausas da aula, os presentes puderam usufruir do bar Jacobinos, localizado no primeiro andar do CCBP, e também adquirir os mais recentes produtos da Loja do PCO. Além disso, durante a pausa para o almoço, foi servida uma deliciosa feijoada para os presentes.
As atividades seguirão nesta segunda-feira (21), com a última aula deste módulo do curso encerrando quatro dias de atividades e aulas no CCBP. A expectativa é de casa cheia mais uma vez, com a presença de ativistas de todo o País.
Márcio Roberto, militante do PCO em São Paulo, destacou que “o curso mostra como o marxismo é a única ferramenta capaz de interpretar a história do Brasil de forma científica e revolucionária”. Já Tiago Pires, do interior paulista, afirmou que “o conteúdo da aula é muito diferente do que você aprende na escola, não tem igual. Recomendo a todos a participarem”.
Como eles, centenas de militantes e simpatizantes estão participando ativamente das atividades. Participe você também das próximas aulas da Universidade Marxista e venha para o CCBP! Para mais informações, entre em contato pelo número (11) 99741-0436.