Filmado durante a ditadura militar brasileira, Eunice, Clarice, Thereza reúne depoimentos de três viúvas de presos políticos: Eunice Paiva, Clarice Herzog e Thereza Fiel – esposas do deputado Rubens Paiva, do jornalista Vladimir Herzog e do metalúrgico Manoel Fiel Filho.

Com a ajuda de outros cineastas, incluindo Silvio Da-Rin, Noilton Nunes e José Carlos Avellar, o diretor Joatan Vilela Bordel entrou em contato com essas três mulheres, que concordaram em compartilhar seus relatos em frente às câmeras em 1979.

Produzido sob constante ameaça de censura, o documentário foi exibido em sindicatos, cineclubes e espaços de ativismo, tornando-se uma ferramenta de mobilização contra o regime.

A restauração em 2k foi feita pela Cinelimite, uma organização sem fins lucrativos dedicada à exibição, distribuição e digitalização do cinema brasileiro de repertório.

Realizada a partir de uma cópia combinada preservada no Arquivo Nacional no Rio de Janeiro—especificamente na seção da Comissão Nacional da Verdade, dedicada a resguardar os registros das violações dos direitos humanos durante a ditadura— a nova versão digital corrige o desbotamento das cores e sujeiras sob a supervisão do diretor.

O filme, assim como uma entrevista com o diretor, estarão disponíveis no site do projeto entre 24 de março e 7 de abril.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 25/03/2025