Analisar e provar a Previsão Orçamentária 2025, além de debater temas da atualidade, foram os principais pontos da Assembleia do Conselho de Representantes da FETAG-BA. O encontro ocorreu na sexta-feira (29), em São Gonçalo dos Campos, região de Feira de Santana. Na abertura, o presidente da entidade, João da Silva, saudou os participantes e destacou a participação de vários dirigentes nas eleições municipais.
“O Conselho de Representantes é um espaço de democracia interna da Federação, dando espaço para que os nossos dirigentes sindicais possam se expressar e ajudar a construir a nossa política. Em nome da companheira Maria Silva, vice-prefeita reeleita de Planaltino, parabenizo a todos e todas que disputaram as eleições municipais, onde elegemos vários vereadores, prefeitos e vices. A FETAG-BA seguirá sempre defendendo os interesses do homem e da mulher do campo, dos nossos sindicatos e fazendo as lutas importantes do nosso povo”, afirmou.
Convidada para a abertura, a presidenta da CTB Bahia, Ana Maria Silva, ressaltou o papel da Federação e dos sindicatos de trabalhadores rurais nas lutas sindical e política. “Merece destaque a ação da FETAG, que pauta os princípios classistas da CTB em sua ação. Seguramente, é a legítima representante da luta pelo fortalecimento da agricultura familiar no estado e referência para o país. É uma honra para a Bahia ter uma dirigente como Joana na disputa para a presidência da CONTAG. Nossa Central reafirma o seu compromisso com a luta da FETAG por uma sociedade mais justa”, enfatizou.
Ana Maria destacou o momento político do Brasil e o papel que pode jogar o movimento sindical, do campo e da cidade. “Vimos o mercado financeiro ‘nervoso’ com as medidas anunciadas pelo governo Lula, com destaque para a correção da tabela do Imposto de Renda, isentando até quem ganha R$ 5 mil e taxando renda acima de R$ 50 mil. O governo busca avançar em pontos importantes para a classe trabalhadora e a classe média, mas é pressionado pelo Centrão e pelas elites. Teremos um ano de grandes embates até 2026. A ação firme das nossas entidades será importante nessa batalha”, frisou.
APROVAÇÃO E DEBATES
Ao final do encontro, a assembleia aprovou a previsão orçamentária da FETAG-BA para o exercício de 2025, com mais de 120 delegados e delegadas representantes de vários sindicatos. “Foi muito importante debatermos o cenário atual, os desafios da agricultura familiar e do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). Todos se manifestaram favoráveis ao nome de João Pinto para disputar a Presidência da CONTAG [Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares], que realizará seu 14° Congresso em abril de 2025”, destacou Luís Carlos, secretário geral da Federação.
Prestigiaram a assembleia o superintendente Regional da CONAB/BA (Companhia Nacional de Abastecimento), José Carlos; o representante do superintendente Regional do Banco do Nordeste, Paulo Roberto; o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB); Maria, representando o mandato do deputado estadual Bobô (PCdoB); e Joana Pinto, secretária de Política Agrícola da CONTAG.
Com informações: Fetag-BA.