FETAG-BA planeja ações e Rosa de Souza destaca papel da Federação na luta

Para organizar suas ações em 2025, a FETAG-BA realizou, nesta terça-feira (11), sua Oficina de Planejamento Anual. O encontro aconteceu na Organização Fraternal São José, em Salvador, reunindo dirigentes de diversas regiões da Bahia e com a participação do deputado estadual Bobô (PCdoB); da presidenta da CTB Bahia, Rosa de Souza; do presidente do PCdoB da Bahia, Geraldo Galindo, que falaria sobre o momento político atual.

“É mais uma ação da nossa federação para garantir o debate coletivo e a construção das nossas políticas com a participação dos nosso dirigentes. O planejamento que fazemos tem garantido vitórias importantes a cada ano. Em 2025, celebramos a indicação, por unanimidade, da companheira Vânia Marques para presidenta da CONTAG”, afirmou João da Cruz, presidente da FETAG.

Presente na abertura, a presidenta da CTB Bahia, Rosa de Souza, destacou a  importância da parceria com a FETAG. “Vocês têm dado grandes contribuições para a construção da nossa Central e para a luta da classe trabalhadora na Bahia. É uma vitória da Bahia e da FETAG ter Vânia como próxima presidenta da CONTAG. Esse é o ano de fortalecimento das nossas organizações, visando a batalha eleitoral de 2026. Precisamos garantir a vitória do projeto liderado pelo presidente Lula, que governa sob pressão de um Congresso Nacional conservador”, enfatizou.

O deputado estadual Bobô ressaltou a parceria do seu mandato com a Federação. “Garantimos muitas conquistas para quem trabalha no campo e para o fortalecimento da agricultura familiar e das organizações de trabalhadores e trabalhadoras rurais. Temos que celebrar a indicação de Vânia, uma baiana formada nas lutas da FETAG para presidir a maior organização de trabalhadores e assalariados rurais da América Latina, sendo a primeira mulher presidenta da CONTAG. Vemos na Assembleia Legislativa a deputada Ivana Bastos, que será a primeira mulher a dirigir o Parlamento. É o machismo sendo vencido com mais mulheres assumindo espaços de poder”, disse.

Para a secretária de Finanças, Luciana Oliveira, “o planejamento tem sido fundamental para garantir uma entidade organizada e forte, que assegura importantes conquistas para o homem e a mulher do campo na Bahia”.

Informaçõe: CTB-BA.

Artigo Anterior

Entre a conciliação e a submissão: o PT e a perpetuação do modelo neoliberal no Brasil, por Bruno Resck

Próximo Artigo

Jean Ziegler, o homem que revelou os piores segredos da Suíça inspirado por Che Guevara

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!