Festas de Ano Novo 2024: Lojas prevêem crescimento de 6,9% nas transações e 6% no trânsito de clientes

O setor de shopping centers prevê resultados positivos para o Natal deste ano. De acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), 97% dos empreendimentos projetam crescimento.

De acordo com a pesquisa, realizada entre 2 e 10 de dezembro, as vendas devem aumentar 6,9% em relação ao mesmo período de 2023. Esse crescimento deve movimentar cerca de R$ 6,02 bilhões.

Além disso, o otimismo reflete uma expectativa de fortalecimento do consumo durante as festividades de fim de ano.

Fluxo de visitantes deve aumentar com novas estratégias

A pesquisa também aponta um aumento estimado de 6% no fluxo de visitantes em relação ao Natal anterior. Esse crescimento será impulsionado por estratégias específicas adotadas pelos shoppings.

Entre essas ações, 89% dos empreendimentos decidiram ampliar os horários de funcionamento. Muitos optaram por abrir uma hora mais cedo ou fechar uma hora mais tarde.

Além disso, campanhas promocionais atraentes foram destacadas como outro fator relevante para atrair consumidores.

Campanhas promocionais ganham força

Entre as estratégias promocionais mais utilizadas, o formato Ganhe e Concorra lidera, sendo adotado por 52% dos shoppings.

Esse formato apresentou crescimento em comparação a 2023, quando foi escolhido por 35% dos empreendimentos. Já as campanhas Compre e Ganhe, adotadas por 23%, oferecem brindes populares como panetones e chocotones.

Por outro lado, os sorteios são utilizados por 20% dos shoppings, com prêmios como carros e vales-compras sendo os mais oferecidos.

Ticket médio e categorias mais procuradas

A expectativa é que o ticket médio neste Natal alcance R$ 217,34, representando um aumento de 5% em relação a 2023, quando foi de R$ 207,04.

Além disso, entre os produtos mais procurados pelos consumidores estão vestuário, perfumaria e cosméticos, e calçados. Esses itens permanecem como os favoritos para presentes.

Diversidade e experiências fortalecem o setor

Segundo Glauco Humai, presidente da Abrasce, o Natal é o período mais importante do ano para os shoppings. Ele explica que a variedade de produtos, a conveniência e as experiências oferecidas continuam a atrair consumidores durante essa data comemorativa.

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