Fernanda Torres diz à ‘Variety’ que EUA patrocinaram a ditadura no Brasil

Em campanha pelo Oscar com a atuação em Ainda Estou Aqui, Fernanda Torres destacou, nos Estados Unidos, o financiamento feito pelo governo norte-americano à ditadura militar do Brasil. A declaração aconteceu em entrevista a um podcast da revista Variety, uma das publicações mais importantes no setor cultural estadunidense.

À Variety, a atriz falou sobre o lado político do filme e reforçou a importância social em relembrar a história por trás da ditadura brasileira. Em determinado ponto, a revista destaca que, apesar do público internacional enxergar Ainda Estou Aqui como um drama histórico, a trama tem um peso maior para o público brasileiro, que ainda lida com as sequelas do regime totalitário.

“Diferentes gerações foram ver este filme e ficaram tocadas. Este filme é muito especial para o Brasil. A ditadura no país não foi algo que aconteceu isoladamente, foi parte da Guerra Fria. Os Estados Unidos patrocinaram a ditadura no Brasil”, explicou Fernanda, destacando ao veículo estadunidense o financiamento externo aos militares brasileiros.

A atriz também reforçou que, embora seja um retrato do passado, a história é um reflexo do momento atual vivido no Brasil. “Foi uma época distópica, mas esta não é apenas uma história sobre o passado. Novamente estamos cheios de medo, divididos e com raiva. O populismo e a ideia de que um estado violento pode colocar ordem na bagunça moderna… É tentador, mas precisamos resistir”, concluiu.

Durante a conversa, a equipe da revista também questionou Fernanda sobre sua indicação ao Oscar e a campanha ‘silenciosa’ nas redes, contrastando com o grande entusiasmo do público brasileiro ao abordar o assunto.

“Nós consumimos nossa própria cultura e temos muito orgulho dela, mas quando alguém faz o milagre de cruzar a fronteira e é reconhecido no mundo, o Brasil enlouquece. Eles estão fazendo isso [a divulgação] por conta própria. Estão garantindo que as pessoas queiram ver o filme e saibam o reconhecimento que ele merece”, disse.

Dirigido por Walter Salles e protagonizado por Fernanda Torres no papel de Eunice Paiva, Ainda Estou Aqui vem conquistando o público nos EUA, onde está em cartaz há um mês com mais de 700 salas.

Artigo Anterior

Juiz nega pedido de advogado que citou decisão fictícia de episódio de ‘Vila do Chaves’ em ação

Próximo Artigo

As mudanças climáticas e a infraestrutura de mobilidade

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!