Fenafisco e Sinafresp participam de audiência pública sobre regulamentação da reforma tributária no Senado

A Fenafisco (Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital) e o Sinafresp (Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de São Paulo) participaram, nesta terça-feira (27), de audiência pública promovida pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, que debateu a segunda etapa da regulamentação da reforma tributária, prevista no Projeto de Lei Complementar (PLP) 108/2024.

A Fenafisco foi representada pelo diretor parlamentar, Celso Malhani. Já o Sinafresp esteve presente com seu presidente, Devanir Zuliani, e a secretária-geral, Rosana Martins Cortez Veloso. O debate abordou temas como créditos tributários e a tributação sobre doações e heranças.

O relator da proposta, senador Eduardo Braga (MDB-AM), conduziu a audiência e ressaltou a importância de uma reforma tributária equilibrada, simples e transparente, lembrando que a atual é a primeira realizada no regime democrático brasileiro.

O PLP 108/2024 dá continuidade à regulamentação da reforma tributária sobre o consumo, iniciada com a Emenda Constitucional 132, de 2023. O texto propõe, entre outras medidas, a criação de um comitê gestor para coordenar a arrecadação do novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que unificará o ICMS e o ISS.

Entre os pontos discutidos, destacaram-se sugestões sobre a transição do ICMS para o IBS até 2033, e propostas para evitar a bitributação na tributação sobre doações e heranças, além de sugestões para tornar mais ágil a devolução de créditos tributários às empresas.

A audiência integra um ciclo de quatro debates previstos pela CCJ sobre a regulamentação da reforma tributária. A próxima reunião será realizada nesta quinta-feira (29), com foco nas alterações relacionadas ao Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e à Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip).

Artigo Anterior

Com economia em alta, confiança da indústria atinge maior patamar do ano

Próximo Artigo

CTB parabeniza os 87 anos de luta do Sindicato dos Conferentes do Paraná

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!