Feira Estadual da Reforma Agrária do Tocantins ocorrerá neste fim de semana

Foto: CooperAmazonia

Por Vicente Santos
Da Página do MST

Neste fim de semana, entre 28 e 30 de março, ocorrerá a primeira Feira Estadual da Reforma Agrária no Tocantins, que será realizada no Espaço Cultural, em Palmas, reunindo grupos e coletivos do campo e da cidade, vinculados a várias organizações e movimentos, como as comunidades do Bico do Papagaio, Cantão e Jalapão.

Mais de 50 feirantes trarão diversos gêneros alimentícios, produtos que são frutos de relações sustentáveis com a terra e o meio ambiente. Sabores e saberes dos diferentes territórios chegarão à capital do Tocantins para muita celebração e reafirmação do compromisso em defesa do Cerrado e da Amazônia, com a produção de alimentos saudáveis para o povo tocantinense.

O espaço trará temas urgentes a serem debatidos com a sociedade, como a produção de alimentos saudáveis, agroecologia, mudanças climáticas, políticas públicas para o campo, reforma agrária, soberania alimentar, desafios da alimentação escolar, educação popular em saúde nos territórios e a luta das mulheres frente à crise ambiental, entre outros assuntos relacionados à luta pela Reforma Agrária Popular. O evento também contará com apresentações culturais, rodas de conversa, ciclos de estudo e palestras.

A realização da Feira é uma iniciativa do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e da CooperaAmazônia; e conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Tocantins (IFTO), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), da Fundação Cultural de Palmas, do Coletivo Somos, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Secretaria de Patrimônio da União.

Programação

Sexta-feira (28)

19h – Abertura da Feira com Ato Político

21h – Show Dorivã (Passarim do Jalapão)

Sábado (29)

 9h – Rodas de conversa:

  • Reforma Agrária, Agroecologia e Soberania Alimentar – Eduardo Pagot – SEAB/MDA, Eloize UFT/COMSEA, Ana Lúcia/MST, Paulo Rogério – APA-TO, Rejane Medeiros – UFNT
  • Desafios da Alimentação Escolar para os povos do campo, das águas, das florestas e das cidades – Marco Túlio – CONAB, Coalizão Vozes do Tocantins por Justiça Climática, Natal Alves – COOPERAMAZÔNIA, Rodrigo – COMSEA.
  •  Educação Popular em Saúde nos territórios – Ieda, Jorge, João Manoel/MST, ANEPS-TO, Magna Leite – CEREST, Thayza Miranda – GT NEPopS
  • A luta das Mulheres frente à crise ambiental – Joice/Dejane – MST, FETAET, MMM, Casa da Mulher 8 de Março, MIQCB, Ajunta Preta, OUTRAS, Articulação Camponesa

12h – Feijoada do MST

13h – Show “Tô Pagodeira”

17h – Roda de Capoeira e Lindô

18h –  Lançamento do Livro do quadrinista Geuvar Oliveira 

21h – Show com artistas regionais

Domingo (30)

10h – Lançamento do Livro: a educação ambiental anticapitalista – Professora Fabiana/UFT

11h – Ato de Encerramento (com doação de mudas e alimentos)

Serviço

Feira Estadual da Reforma Agrária do Tocantins
Data: 28 a 30 de março
Local: Espaço Cultural – Área Verde 302 Sul, Avenida Joaquim Teotônio Segurado S/N, Plano Diretor Sul, Palmas/TO

*Editado por Fernanda Alcântara

Artigo Anterior

Confiança do consumidor brasileiro registra leve alta em março após três meses de queda

Próximo Artigo

Gonet expõe crimes de Bolsonaro em julgamento histórico no STF: “Fatos atordoantes”

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!